No entanto, o sistema, que se apoiava em planilhas Excel para o acompanhamento dos indicadores (KPI), apresentou problemas na atualização de dados e a empresa percebeu que contratar um parceiro especializado na implementação de metodologias de BSC/BI seria a solução mais adequada. O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI.
Segundo Walter Fazzolari, gerente de TI da Armco, a tecnologia Microsoft é extremamente rica e não é totalmente explorada pelos usuários. Os dados obtidos a partir dos sistemas legados (Datasul) passaram a alimentar os Cubos OLAP e expor os resultados em um painel de indicadores na intranet. Com o uso do Microsoft Visio foi possível construir novas telas de mapas de estratégia que podem ser atualizadas hoje pelos usuários. Como última etapa do projeto, a Setting treinou duas pessoas de Planejamento e Controle para uso do sistema.
A K2M realizou um treinamento para dois profissionais da área de TI da Armco para dar suporte ao data warehouse. A solução envolveu ainda a transferência de tecnologia para a Armco nas áreas de BI e de gestão de Portal com tecnologia Microsoft, capacitando-os para a implementação das extensões necessárias à solução completa.