A mais recente prova disso são os investimentos que vêm sendo realizados nos processos de comunicação interna do Itaú. Assim como em qualquer outro banco, a comunicação entre a administração central do Itaú e sua rede de agências - que já ultrapassa 2,2 mil unidades em todo o país - é vital para que seus mais de 12 milhões de clientes tenham sempre à mão os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado.
No Itaú, esse processo recebe o nome de Bom Dia Itaú. Com periodicidade diária e versões diferenciadas para as agências dos bancos que estão sob o guarda-chuva Itaú - Banerj, Bemge, Banestado e Itaú Personnalité -, o Bom Dia Itaú preserva o mesmo padrão de quando foi criado, ou seja, trata-se de um informativo em formato de texto, sem recursos gráficos.
A exceção fica por conta de cinco agências do Itaú Personnalité, que atualmente servem como pilotos de uma solução que permite à Diretoria de Serviços e Tecnologia de Processos gerenciar, editar e publicar automaticamente o Bom Dia Itaú na intranet.
Já o Web CMS do SharePoint dá agilidade à elaboração dos jornais, padronização visual e possibilidade de utilização de recursos gráficos. Futuramente, permitirá personalização na entrega das matérias a cada funcionário do banco.
Ao todo, o projeto envolveu três profissionais da K2M. Foram aproximadamente dois meses de trabalho desde a elaboração da arquitetura, passando pela especificação e pelo plano do projeto, até as fases de desenvolvimento e estabilização.
"O grande papel da K2M foi repassar as tecnologias do SharePoint para nós. Isso nos habilita, por exemplo, a criar um suplemento do Bom Dia Itaú sozinhos", afirma Ricardo Pacheco, Gerente Corporativo que coordenou o projeto.