O IBOPE necessitava adquirir uma ferramenta de publicação e gestão de conteúdo, visando transformar o site institucional da empresa num portal provedor de notícias. Após o levantamento dos produtos que o mercado oferece para atender essa demanda.
A decisão pelo SharePoint se deu pela relação custo X benefício, flexibilidade da ferramenta, pelo fato de que a linguagem da Microsoft já é dominada pela grande maioria das pessoas que viriam a utilizar a ferramenta adquirida e pela facilidade de integração com outras ferramentas já utilizadas pelo IBOPE, também da Microsoft.
Para desenvolver a solução, K2M Soluções utilizou tags associadas ao conteúdo e automação da API motor busca tornou possível apresentar anúncios, notícias e produtos relacionados com o conteúdo que está sendo apresentado em determinada página.
Através de configurações taxonomia e hierarquia na plataforma, uso intensivo de metadados gerenciados, tipos de conteúdo, fluxos de trabalho e recursos avançados de pesquisa associados ao desenvolvimento de extensões para a plataforma SharePoint, permitiu à K2M criar uma solução com total flexibilidade para atender às necessidades de negócios e os o crescimento contínuo do conteúdo publicado.
A K2M desenvolveu também uma loja online, integrada ao serviço de processamento de pagamento eletrônico UOL PagSeguro, onde IBOPE começou a vender os seus serviços através da Internet. A K2M também migrou mais de 5.000 páginas e a mesma quantidade de recursos, como imagens e vídeos armazenados no sistema CMS legado pré-existente vendido para IBOPE.
A transformação do antigo web site institucional do IBOPE em um Portal de Notícias oferecendo informações geradas a partir dos seus serviços profissionais e de análise desenvolvidos por seus executivos permitiu posicionar IBOPE como fornecedor relevante conhecimento à imprensa, mídia, clientes, mercado e sociedade em geral, o novo Portal IBOPE tornou-se um importante ponto de contato entre jornalistas e IBOPE na busca por notícias mais recentes realizados pela indústria da imprensa.
Hoje, vários pedidos de jornalistas que vem IBOPE são motivadas pelo conteúdo publicado no portal. Em média, ele está sendo publicado 30 novos artigos a cada mês na nova plataforma - um número desafiador para qualquer portal corporativo.
O novo portal veio fortalecer a posição da empresa e seus valores para os clientes, prospects, imprensa, estudantes e palestrantes, fortalecer a marca globalmente e apresentar-se como um canal de conteúdo e serviço de entrega.
Hoje, os usuários de Internet podem buscar informações de interesse direto da fonte. Essa mudança no portal visou adaptá-lo às tendências do mercado, que mudam em velocidade crescente.