Os segredos de uma transformação digital estratégica, definitiva e sustentável

segunda-feira, 10 de julho de 2023 Por Em customer sucess,transformação digital,Casos de Sucesso,Tecnologia

     Transformação digital não é um assunto novo no mundo corporativo. A pandemia que assolou o planeta a partir 2019 fez com que esse processo saísse do campo dos planos e se tornasse uma realidade urgente e imperativa para a sobrevivência dos negócios.

     Porém, essas circunstâncias fizeram com que, em muitos casos, a transformação digital não tenha sido feita de forma planejada e estratégica. Por isso, muitas empresas agora sofrem as consequências e percebem que suas decisões não são sustentáveis, e escolhas melhores poderiam ter sido feitas.

     Os líderes se perguntam, então, qual foi o erro que cometeram e, mais importante do que isso, como resolver a situação e retomar o controle desse processo.

     Nesse artigo, vamos explorar alguns pontos cruciais para que a transformação digital de uma empresa seja bem-sucedida, sustentável, definitiva e estratégica.

     Compreensão do conceito
     Antes de mais nada, é importante entender que transformação digital vai muito além da adoção de novas tecnologias: é preciso repensar a fundo e transformar produtos, processos e serviços da empresa. Além disso, é necessário que aconteça também uma mudança de cultura e que todos os colaboradores se envolvam e se engajem no processo.

     Análise do cenário atual
     Para que qualquer mudança aconteça, é essencial uma análise profunda do cenário atual. Comece fazendo um levantamento das tecnologias atualmente em uso, e de quais são as falhas e necessidades de cada departamento. Analise cada produto, cada serviço, cada processo e entenda o que precisa ser feito para que eles funcionem num cenário digital. É comum que não exista no time pessoas com as habilidades e os conhecimentos necessários para que essa análise seja feita da melhor forma, e nem para definir quais tecnologias são as melhores escolhas para preencher as lacunas existentes no negócio.

     Esse é o primeiro momento em que o parceiro tecnológico ideal fará diferença, mas falaremos mais sobre isso adiante.

     Envolvimento da Liderança
     O processo de transformação digital tem impacto em todo o negócio, e por isso só pode ser bem-sucedido e definitivo se for absolutamente apoiado pelas lideranças. É determinante no processo que os líderes confiem que esse é o melhor caminho e se comprometam com a mudança.

     O engajamento precisa começar do exemplo para que os times se sintam motivados e confiantes e se engajem na mudança também.

     Escolha do parceiro ideal
     Esse é um processo extremamente complexo. Por isso, o ponto crucial do sucesso é escolher um parceiro tecnológico certo.

     Para fazer essa escolha, leve em consideração o conhecimento do parceiro não só em tecnologia, mas também nas melhores práticas de mercado. Outros fatores para considerar são a metodologia que o parceiro aplica em seus projetos, e as ferramentas em quais é especialista.

     Conheça os cases do parceiro, converse bastante com os consultores da empresa para se certificar que vai existir sinergia entre a sua empresa e o parceiro.

     A K2M utiliza a metodologia ágil SCRUM para obter resultados mais rapidamente, mantendo os custos sob controle. Quanto a ferramentas, somos o parceiro da Microsoft que possui o maior portfólio de plataformas para criar soluções disponíveis no mercado.

     Além disso, o primeiro passo para executarmos um projeto é o mergulho profundo no negócio do cliente, o que é fundamental para o sucesso da parceria.

     Para que você entenda melhor como atuamos, vamos resumir abaixo um case de transformação digital.

     Caso Câmara Brasileira do Livro

     A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos com a missão de ampliar o mercado editorial brasileiro e incentivar a leitura, além de ser responsável pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo e pelo Prêmio Jabuti, a mais importante premiação literária do Brasil.

   A associação precisava de soluções para digitalizar todos os serviços que oferece para seus associados e não associados. O processo de inscrição para o Prêmio Jabuti também estava ultrapassado e necessitava ser revisto para que a premiação continuasse sustentável fosse possível avaliar todos os inscritos.

     Quando nossa parceria começou, o primeiro passo foi criar uma nova plataforma para o Prêmio Jabuti, com áreas exclusivas para jurados e inscritos. O processo de inscrições, pagamentos, distribuição dos livros para os jurados e pontuação, que antes era completamente manual e levava mais de mês para ser concluído, foi completamente digitalizado na edição de 2018.

     Já em 2019, o Portal de Serviços foi desenvolvido como uma plataforma para todo o ecossistema do livro, associados ou não, operando novos serviços digitais como o ISBN e o registro de direitos autorais no blockchain. As duas soluções incluíram métodos de pagamento digitais, emissões de faturas e gerenciamento das operações totalmente automatizados.

     As soluções envolveram a integração do sistema da Metabooks para registro e geração de números ISBN e da tecnologia Ethereum Blockchain para registro temporal dos direitos autorais.

     Além disso, a K2M configurou o Dynamics 365 para criar uma solução integrada completa com o Portal de Atendimento ao Cliente para que fosse possível trocar informações seguras entre o Dynamics 365 e outros serviços externos.
    
     No projeto CBL, a K2M aplicou o Armazenamento do Azure para todos os livros digitais inscritos no Prêmio Jabuti. A Pesquisa do Azure forneceu a solução inovadora que permite ao usuário pesquisar dados de publicações usando ISBN ou outras informações.

     Com esse processo completo de transformação digital dos serviços, produtos e processos da CBL, foi possível ampliar o acesso a informações e serviços que antes eram burocráticos e demorados.

     Trabalhar com serviços online ajudou a associação a expandir sua região de atuação para todo o Brasil e agora para todo o mundo, dar acesso a pequenos autores, editores e editoras que não podiam adquirir seus serviços anteriormente devido à restrição geográfica.

     A transformação digital ajudou a aumentar significativamente a receita e o número de associados. Em 2020 o crescimento da receita chegou a 120%, com isso, novas possibilidades começaram a acontecer, como investir mais tempo e recursos no mercado editorial brasileiro durante a pandemia.


     Último passo: Evolução Contínua
     A tecnologia é algo que evolui todos os dias, e por isso as empresas precisam acompanhar e seguir evoluindo tecnologicamente sempre. Aqui, novamente é importante contar com um suporte que garanta essa evolução.

     Pensando nisso, desenvolvemos os nossos serviços de Customer Success, que tem como objetivo principal garantir a aderência e adoção das tecnologias e aumentar produtividade da empresa, reduzindo os custos e riscos para o negócio.

     São pacotes de horas – definidos de acordo com a sua necessidade - para gerenciar as soluções de TI da sua empresa, que podem ser usadas para implementar e pensar em novos projetos, bem como para suportar e evoluir projetos que já aconteceram.

     Dessa forma, oferecemos todo o apoio que o seu negócio precisa para não apenas realizar o processo de transformação digital da melhor forma, mas também manter a constante evolução tecnológica da empresa.

Os segredos de uma transformação digital estratégica, definitiva e sustentável

segunda-feira, 10 de julho de 2023 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em customer sucess,transformação digital,Casos de Sucesso,Tecnologia

     Transformação digital não é um assunto novo no mundo corporativo. A pandemia que assolou o planeta a partir 2019 fez com que esse processo saísse do campo dos planos e se tornasse uma realidade urgente e imperativa para a sobrevivência dos negócios.

     Porém, essas circunstâncias fizeram com que, em muitos casos, a transformação digital não tenha sido feita de forma planejada e estratégica. Por isso, muitas empresas agora sofrem as consequências e percebem que suas decisões não são sustentáveis, e escolhas melhores poderiam ter sido feitas.

     Os líderes se perguntam, então, qual foi o erro que cometeram e, mais importante do que isso, como resolver a situação e retomar o controle desse processo.

     Nesse artigo, vamos explorar alguns pontos cruciais para que a transformação digital de uma empresa seja bem-sucedida, sustentável, definitiva e estratégica.

     Compreensão do conceito
     Antes de mais nada, é importante entender que transformação digital vai muito além da adoção de novas tecnologias: é preciso repensar a fundo e transformar produtos, processos e serviços da empresa. Além disso, é necessário que aconteça também uma mudança de cultura e que todos os colaboradores se envolvam e se engajem no processo.

     Análise do cenário atual
     Para que qualquer mudança aconteça, é essencial uma análise profunda do cenário atual. Comece fazendo um levantamento das tecnologias atualmente em uso, e de quais são as falhas e necessidades de cada departamento. Analise cada produto, cada serviço, cada processo e entenda o que precisa ser feito para que eles funcionem num cenário digital. É comum que não exista no time pessoas com as habilidades e os conhecimentos necessários para que essa análise seja feita da melhor forma, e nem para definir quais tecnologias são as melhores escolhas para preencher as lacunas existentes no negócio.

     Esse é o primeiro momento em que o parceiro tecnológico ideal fará diferença, mas falaremos mais sobre isso adiante.

     Envolvimento da Liderança
     O processo de transformação digital tem impacto em todo o negócio, e por isso só pode ser bem-sucedido e definitivo se for absolutamente apoiado pelas lideranças. É determinante no processo que os líderes confiem que esse é o melhor caminho e se comprometam com a mudança.

     O engajamento precisa começar do exemplo para que os times se sintam motivados e confiantes e se engajem na mudança também.

     Escolha do parceiro ideal
     Esse é um processo extremamente complexo. Por isso, o ponto crucial do sucesso é escolher um parceiro tecnológico certo.

     Para fazer essa escolha, leve em consideração o conhecimento do parceiro não só em tecnologia, mas também nas melhores práticas de mercado. Outros fatores para considerar são a metodologia que o parceiro aplica em seus projetos, e as ferramentas em quais é especialista.

     Conheça os cases do parceiro, converse bastante com os consultores da empresa para se certificar que vai existir sinergia entre a sua empresa e o parceiro.

     A K2M utiliza a metodologia ágil SCRUM para obter resultados mais rapidamente, mantendo os custos sob controle. Quanto a ferramentas, somos o parceiro da Microsoft que possui o maior portfólio de plataformas para criar soluções disponíveis no mercado.

     Além disso, o primeiro passo para executarmos um projeto é o mergulho profundo no negócio do cliente, o que é fundamental para o sucesso da parceria.

     Para que você entenda melhor como atuamos, vamos resumir abaixo um case de transformação digital.

     Caso Câmara Brasileira do Livro

     A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos com a missão de ampliar o mercado editorial brasileiro e incentivar a leitura, além de ser responsável pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo e pelo Prêmio Jabuti, a mais importante premiação literária do Brasil.

   A associação precisava de soluções para digitalizar todos os serviços que oferece para seus associados e não associados. O processo de inscrição para o Prêmio Jabuti também estava ultrapassado e necessitava ser revisto para que a premiação continuasse sustentável fosse possível avaliar todos os inscritos.

     Quando nossa parceria começou, o primeiro passo foi criar uma nova plataforma para o Prêmio Jabuti, com áreas exclusivas para jurados e inscritos. O processo de inscrições, pagamentos, distribuição dos livros para os jurados e pontuação, que antes era completamente manual e levava mais de mês para ser concluído, foi completamente digitalizado na edição de 2018.

     Já em 2019, o Portal de Serviços foi desenvolvido como uma plataforma para todo o ecossistema do livro, associados ou não, operando novos serviços digitais como o ISBN e o registro de direitos autorais no blockchain. As duas soluções incluíram métodos de pagamento digitais, emissões de faturas e gerenciamento das operações totalmente automatizados.

     As soluções envolveram a integração do sistema da Metabooks para registro e geração de números ISBN e da tecnologia Ethereum Blockchain para registro temporal dos direitos autorais.

     Além disso, a K2M configurou o Dynamics 365 para criar uma solução integrada completa com o Portal de Atendimento ao Cliente para que fosse possível trocar informações seguras entre o Dynamics 365 e outros serviços externos.
    
     No projeto CBL, a K2M aplicou o Armazenamento do Azure para todos os livros digitais inscritos no Prêmio Jabuti. A Pesquisa do Azure forneceu a solução inovadora que permite ao usuário pesquisar dados de publicações usando ISBN ou outras informações.

     Com esse processo completo de transformação digital dos serviços, produtos e processos da CBL, foi possível ampliar o acesso a informações e serviços que antes eram burocráticos e demorados.

     Trabalhar com serviços online ajudou a associação a expandir sua região de atuação para todo o Brasil e agora para todo o mundo, dar acesso a pequenos autores, editores e editoras que não podiam adquirir seus serviços anteriormente devido à restrição geográfica.

     A transformação digital ajudou a aumentar significativamente a receita e o número de associados. Em 2020 o crescimento da receita chegou a 120%, com isso, novas possibilidades começaram a acontecer, como investir mais tempo e recursos no mercado editorial brasileiro durante a pandemia.


     Último passo: Evolução Contínua
     A tecnologia é algo que evolui todos os dias, e por isso as empresas precisam acompanhar e seguir evoluindo tecnologicamente sempre. Aqui, novamente é importante contar com um suporte que garanta essa evolução.

     Pensando nisso, desenvolvemos os nossos serviços de Customer Success, que tem como objetivo principal garantir a aderência e adoção das tecnologias e aumentar produtividade da empresa, reduzindo os custos e riscos para o negócio.

     São pacotes de horas – definidos de acordo com a sua necessidade - para gerenciar as soluções de TI da sua empresa, que podem ser usadas para implementar e pensar em novos projetos, bem como para suportar e evoluir projetos que já aconteceram.

     Dessa forma, oferecemos todo o apoio que o seu negócio precisa para não apenas realizar o processo de transformação digital da melhor forma, mas também manter a constante evolução tecnológica da empresa.

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