Inovação na prática: como não ficar pra trás quando o assunto é tecnologia

segunda-feira, 15 de abril de 2024 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em inovação

     Introdução

     Desde sempre, inovar é preciso para se manter vivo no mundo dos negócios. Com o passar do tempo, o cenário tem se tornado mais competitivo e as mudanças ganham um ritmo mais intenso a cada dia.

     Tudo isso torna a inovação uma prioridade estratégica para que as empresas possam prosperar. É importante ir além de lançamento de novos produtos ou adoção de novas tecnologias: inovar precisa ser algo intrínseco, um processo contínuo e uma cultura que abranja toda a organização.

     Por isso, ter projetos de inovação bem estruturados e garantir que eles não só tenham sucesso, mas também que evoluam com o passar do tempo é essencial.

     Nesse artigo, exploraremos os princípios fundamentais da inovação estratégica, examinaremos como os projetos de inovação são concebidos e executados, e discutiremos a importância da inovação contínua para o sucesso a longo prazo das organizações.

     Inovação estratégica

     A base da inovação estratégica é identificar e explorar oportunidades de crescimento que possam impulsionar a empresa rumo aos seus objetivos.

     Para alcançar um nível de maturidade que permita isso, é preciso ter visão e propósitos claros, que servirão de norte para todas as iniciativas de inovação.

     Outro ponto imprescindível é ter uma cultura organizacional favorável a inovação. Isso se constrói valorizando a experimentação, o aprendizado contínuo e a colaboração entre pessoas de áreas e níveis hierárquicos distintos. Ter tolerância ao risco e deixar isso claro para que seus colaboradores se sintam seguros também é necessário.

    Por fim, a inovação só será estratégica se for pensada com foco no cliente, afinal essa é a única forma de ter resultados.

     A adoção de uma abordagem estratégica orientada à inovação traz uma série de benefícios, como diferencial competitivo, resiliência empresarial, e crescimento sustentável.

     É importante salientar que inovar não é apenas um modismo, mas uma obrigação para empresas que desejam prosperar, manter a lucratividade e seguir crescendo por muito tempo.

     Projetos de Inovação

    Ter projetos voltados à inovação sempre acontecendo na empresa é uma ótima estratégia para estar à frente da concorrência.

     O ideal é que os projetos de inovação estejam divididos entre projetos incrementais, ou seja, que vão solucionar um problema, otimizar um processo ou melhorar um produto ou serviço que já existe; e projetos de inovação radical, que são aqueles que causarão grandes mudanças e transformações na sua empresa.

     Existem ainda os projetos de inovação disruptiva, que são os que de fato criam algo totalmente novo e que muitas vezes são responsáveis por transformar uma empresa em referência de mercado.

     Como inovar sempre representa um grau de risco, é importante entender quais as suas dores no momento, o que é crítico, o que é agudo e planejar com cuidado o roadmap de projetos.

     Leve em conta, é claro, seu orçamento, sua margem de risco e quem serão os colaboradores ou fornecedores e parceiros envolvidos em cada um deles.

     Claro que é muito impactante criar uma solução absolutamente nova para o mercado e gerar a disrupção do setor, mas corrigir problemas na operação, melhorar a produtividade do time e incrementar produtos e serviços existentes talvez faça mais sentido num primeiro momento.

     Inovação Contínua

     Esse ponto é crucial para que a inovação funcione na prática. De nada adianta um projeto grandioso, se não houver um acompanhamento depois para que ele não se torne tecnicamente obsoleto.

     Isso vale para projetos de toda grandeza e finalidade: se estamos falando da mudança do sistema de CRM da empresa, por exemplo, não adianta fazer a implementação, migrar os dados, e não garantir que todos os colaboradores serão treinados e que o novo sistema será atualizado sempre que for necessário.

     Esse é um exemplo de projeto que seria uma inovação radical, e na sequência pode se tornar um projeto de inovação incremental – pois melhorias e novas features podem ser incorporadas de tempos em tempos.

     Tenha sempre em mente que as demandas do cliente mudam, os concorrentes se reinventam e a tecnologia não para. É preciso criar uma estrutura robusta que seja capaz de acompanhar e evoluir.

 

     Como podemos te ajudar

     Chegamos na parte mais importante desse artigo.

     Independente de qual vai ser o tamanho do seu investimento e qual o tipo de inovação que faz sentido para a sua empresa, é essencial ter um parceiro com conhecimento e estrutura o suficiente para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

     A K2M tem mais de 23 anos de experiência em impulsionar a inovação em negócios de diversos segmentos.

     Nossa equipe tem a expertise técnica e a vivência de mercado que fazem toda a diferença no seu projeto. Vale ressaltar que somos parceiros certificados em Soluções de Modern Workplace da Microsoft com especialização avançada em Adoção e Gestão da Mudança.

     Adotamos em nossos projetos metodologias ágeis, o que garante a obtenção de resultados no menor tempo possível.

     Nossos especialistas atuam desde o momento de planejamento dos projetos até o acompanhamento necessário para que o processo de inovação seja uma evolução contínua.

     Entre em contato com a nossa equipe e vamos falar sobre como começar a inovar agora mesmo!

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de