O que fazer para que a Inteligência Artificial não roube o seu trabalho?

segunda-feira, 29 de abril de 2024 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em futuro do trabalho,Inteligência Artificial

     O título desse artigo pode parecer sensacionalista, mas o número de pessoas preocupadas em perder o emprego para a Inteligência Artificial aumenta conforme a tecnologia evolui.  

     Se, anos atrás, apenas pessoas que tinham funções 100% operacionais tinham esse medo, com a ascensão da Ia Generativa principalmente, esse temor passou a atingir profissionais de basicamente todas as funções, até mesmo nos mais altos níveis hierárquicos.  

     Será que é apenas um surto coletivo fruto de sensacionalismo da imprensa, ou será que que esse medo é justificado e realmente devemos temer essa substituição? 

     Temos uma notícia boa, e uma ruim. A ruim é que sim, quanto mais a Inteligência Artificial se aperfeiçoar, mais funções ela será capaz de executar e isso pode impactar nas funções que você executa.  

     Mas, a notícia boa é que o avanço da Inteligência Artificial, quando encarado de forma correta, é uma enorme oportunidade de desenvolver novas habilidades, além de aperfeiçoar as suas e dedicar seu tempo a tarefas mais estratégicas.  

     Abaixo, traremos algumas dicas práticas para que você utilize a IA a seu favor e pare de se preocupar em ser substituído.  

     Desenvolva Habilidades Humanas Únicas: Enquanto a IA é excelente em realizar tarefas repetitivas e analíticas, as habilidades humanas, como criatividade, empatia e pensamento crítico, continuam sendo altamente valorizadas. Invista em desenvolver essas habilidades, conhecidas como “soft skills”, pois elas são menos suscetíveis à automação. 

     Educação Contínua e Aprendizado Adaptativo: Mantenha-se atualizado com as tendências em sua área e busque oportunidades de aprendizado contínuo. Esteja disposto a se adaptar e aprender novas habilidades à medida que a tecnologia evolui. Cursos online, workshops e certificações são ótimas maneiras de expandir seu conjunto de habilidades. 

     Colabore com a IA: Em vez de ver a IA como uma ameaça, aprenda a trabalhar em colaboração com ela. Aprenda a usar ferramentas de IA relevantes para sua área e descubra como elas podem melhorar sua eficiência e produtividade. A IA pode ser uma aliada poderosa se você souber como aproveitá-la ao máximo. 

     Foco Tarefas Não Automatizáveis: Concentre-se em tarefas que exigem criatividade, intuição e tomada de decisão complexa, áreas onde a IA ainda está longe de superar as habilidades humanas. Isso pode envolver assumir papéis de liderança, trabalhar em equipes multidisciplinares ou se especializar em nichos específicos que exigem expertise humana. 

     Crie Valor através da Inovação: Em vez de se concentrar apenas em executar tarefas, busque maneiras de criar valor único no seu trabalho. Esteja sempre procurando por oportunidades de inovação e melhoria, seja desenvolvendo novos produtos, serviços ou processos. 

     Se você é líder e está tentando integrar a Inteligência Artificial à sua força de trabalho, pode ser que esteja lidando com uma resistência dos colaboradores. Isso é comum, e para lidar com tal situação, o ideal é ter um bom planejamento e escolher o parceiro de negócios correto.  

     A K2M criou há mais de 15 anos o Customer Success Services, que tem como objetivo exatamente ir além da implementação das tecnologias, utilizando nossa expertise tecnológica, aliada ao nosso conhecimento em negócios para garantir a adoção e a evolução contínua.  

     O sucesso do nosso produto foi tão grande que em 2023 fomos certificados pela Microsoft como Especialistas em Adoção e Gestão da Mudança.  

     A Microsoft percebeu a importância de ter parceiros especializados em gerenciamento eficaz de mudanças ao entender, através de pesquisas, que a probabilidade de os clientes atingirem seus resultados comerciais é seis vezes maior quando a adoção de novos serviços e as mudanças comportamentais são bem-sucedidas.    

     E a K2M foi reconhecida por aliar conhecimento profundo, uma ampla experiência e sucesso comprovado em impulsionar a mudança organizacional e o uso do Microsoft 365, fornecendo serviços de adoção e gerenciamento de mudanças.   

     Se você se identifica com esse desafio e quer saber mais sobre como poder ajudá-lo, entre em contato com o nosso time. 

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de