Força de trabalho conectada: ambientes de trabalho que incentivam a comunicação, a colaboração e o engajamento

segunda-feira, 1 de abril de 2024 Por Piter Queiroz Em Intranet,Modern Workplace,employee experience,SharePoint

     Estar conectado parece uma premissa para todos nós, o tempo inteiro atualmente. Não importa a idade, sexo, preferências pessoais ou profissão: é difícil encontrar alguém que não se sinta ao menos um pouco ansioso ao estar num ambiente sem acesso à internet, ou que exija estar com o celular desligado.

     O avanço da tecnologia corrobora com os nossos sentimentos: até em voos já é possível estar conectado, por uma pequena tarifa, é claro.

     Por isso, é cada vez mais necessário garantir a conectividade no ambiente de trabalho, uma vez que não existe mais nenhuma possibilidade de ter uma força de trabalho offline. Nesse artigo, vamos falar sobre as principais vantagens de conectar seus colaboradores, e apresentaremos ferramentas que podem ajudar nesse desafio.

     O que é uma força de trabalho conectada?

     Uma força de trabalho verdadeiramente conectada vai muito além de garantir a qualidade da internet ou computadores de última geração para seu time.

     É preciso que todos sejam capazes de colaborar e se comunicar de forma segura e eficiente, independente do lugar onde estejam.

     Pode parecer simples, mas construir um ambiente de trabalho moderno é um grande desafio. Existem muitas ferramentas e plataformas disponíveis, e fazer essa curadoria e entender o que de fato irá se converter em resultados para a organização é muito complexo.

     Mas certamente o grande desafio é criar um ambiente que seja simples e ao mesmo tempo completo. A força de trabalho das empresas hoje é formada por profissionais de ao menos 3 gerações, a geração X, os millenials e a geração Z.

     Conectar pessoas tão diferentes e fazer com que consigam utilizar da melhor forma todas as ferramentas da empresa não é fácil, mas os resultados valem o esforço.

     Dentre os ganhos obtidos, três precisam ser destacados:

  • Comunicação: informações fluindo entre equipes e departamentos de maneira descomplicada criam um cenário onde todos ficam alinhados sobre os objetivos da empresa.

     Por isso, plataformas de mensagens, videoconferências e redes sociais corporativas são indispensáveis para construir esse fluxo de dados.

  • Colaboração: equipes que se comunicam bem conseguem colaborar com eficiência, sem precisar que os colaboradores estejam fisicamente juntos. Quando as pessoas compartilham suas ideias e se sentem à vontade trabalhando em conjunto, a criatividade alcança níveis altíssimos.

     Resolver problemas complexos e criar soluções, serviços e produtos inovadores se torna uma tarefa mais fácil.

  • Engajamento: o engajamento dos colaboradores é o resultado natural de uma empresa onde a comunicação e a colaboração são bem-sucedidas.

     Um ambiente de trabalho moderno contribui para o crescimento das pessoas e incentiva a participação de todos nas ações da empresa gera funcionários mais satisfeitos e produtivos.

     A tecnologia é uma grande aliada na criação de programas de desenvolvimento e no fortalecimento de uma cultura corporativa.

     Ferramentas para uma força de trabalho conectada

     Microsoft Viva: o Viva é a plataforma da Microsoft focada na experiência do colaborador. São diversos aplicativos que se integram ao Teams, ao SharePoint e ao Office 365 para entregar um universo completo de comunicação, aprendizagem e satisfação do time.

     Com os aplicativos do Viva, você transforma seus times em comunidades engajadas e integradas. Crie uma rede social exclusiva da sua empresa, e mantenha todos os colaboradores informados sobre tudo o que é relevante para o negócio.

     Pensando no desenvolvimento das pessoas, o Viva também tem aplicações para aprendizagem corporativa e pesquisas de clima, que facilitam o trabalho de retenção de talentos.

     Microsoft SharePoint: o SharePoint é a Plataforma de gestão de conteúdo da Microsoft. Ao criar uma Intranet baseada em SharePoint um mundo de possibilidades de abre para os colaboradores: criar sites para cada equipe, bibliotecas de documentos disponíveis para a empresa inteira ou apenas para equipes/colaboradores escolhidos, comunicar informações importantes e muito mais.

     As maiores vantagens da plataforma são a centralização das informações, a segurança dos dados e a colaboração entre os times. Os ganhos de produtividade são percebidos rapidamente. Tudo isso impacta na tomada de decisão e consequentemente nos resultados dos projetos.

     Microsoft Teams: o teams é o escritório virtual da empresa. Com essa ferramenta, os times podem fazer reuniões, criar grupos para conversa e compartilhamento de arquivos, trabalhar juntos em documentos, e muitos outros tipos de interação.

     Quando bem utilizado, ele é o mais poderoso dos aplicativos citados nesse arquivo. Totalmente integrado com as outras ferramentas Microsoft, é ele quem garante a comunicação e a colaboração eficientes na empresa.

     Com o Teams, a geolocalização dos funcionários se torna irrelevante, e a produtividade das equipes pode atingir seus níveis mais altos.

     Microsoft Office Apps: um conjunto de ferramentas que foram criadas para aumentar a produtividade e facilitar a colaboração entre os colaboradores. Os aplicativos do Office 365 são familiares a quase todo mundo: Word, Excel e PowerPoint, por exemplo.  

     Com eles, os colaboradores conseguem criar diversos tipos de documentos, que podem ser armazenados em nuvem e acessados em qualquer dispositivo. Além disso, os times podem editar juntos e em tempo real todos esses arquivos, não importa onde as pessoas estejam.  

     Esse conjunto de aplicações deixa o trabalho em equipe muito mais eficiente e organizado.  

     Como construir uma força de trabalho conectada?

     Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando por onde começar seu projeto de conectar a força de trabalho do seu negócio.

     A K2M pode te ajudar nesse desafio. Usamos nossa expertise de 23 anos como parceiros da Microsoft certificados em Modern Work e o conhecimento de negócios do nosso time para construir um produto diferenciado: o K2M QuickSharePoint.

     O K2M QuickSharepoint é uma intranet completa, pronta em 15 dias! Isso mesmo: em duas semanas, nosso time te entrega um ambiente customizado e pronto para ser usado por toda a empresa como fonte única de dados.

     O ambiente já é entregue integrado com as demais ferramentas Microsoft usadas pela sua empresa, como o Microsoft Office Apps, Microsoft Teams e Viva.

     Entre em contato com o nosso time e saiba como começar esse projeto agora mesmo!

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