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Problema:

​​​Audatex é uma empresa da Solera Inc/GTCR, com atuação em 51 países, oferecendo suporte a soluções para a administração de sinistros para oficinas, reguladoras e seguradoras.

O Sistema Audatex foi desenvolvido para servir o mercado de seguradoras, reguladoras de sinistros de automóveis e oficinas de reparação. A Audatex oferece o melhor e mais completo sistema de orçamentos e gerenciamento de sinistros ao mercado brasileiro. Atualmente, utilizam o sistema Audatex, mais de 25 seguradoras, mais de 60 reguladoras e cerca de 2000 oficinas.

A Audatex criou um completo banco de dados relativo a peças e serviços. O sistema permite a elaboração de orçamentos, o que é possível através da padronização do tempo necessário para a mão de obra realizar troca de peças e pintura, a preços confiáveis. 

A Audatex possui o maior banco de dados relativo a peças de substituição automotiva do mercado, com cerca de 3 milhões de peças cadastradas com seus respectivos códigos, preços e tempo de mão de obra para substituição e pintura. O Banco de Dados possui 22 marcas de veículos com 12.230 modelos diferentes, o que representa 98,5% da frota circulante no Brasil. Possui ainda, 1877 modelos diferentes de caminhões de 5 montadoras, representando 85% da frota circulante.

Além do Sistema, a Audatex possui complementarmente uma solução de transmissão eletrônica de processos (EDI-WEB) denominada Audanet que tem como finalidade automatizar a transmissão de orçamentos entre as oficinas, reguladoras, peritos e a seguradora de modo transparente para o usuário, garantindo confiança no envio e recebimento das informações. A Audanet registra mais de 100.000 ocorrências por mês.

A área de negócios da Audatex, com intuito de prover novos serviços às seguradoras, principais clientes de seus produtos, desejava fornecer análises multidimensionais das operações de automóveis na seguradora, os sinistros, realizados e comparados aos dados de mercado apoiando na melhoria de seus processos. E també da evolução de preços de peças visando suportar as áreas de produtos e precificação das seguradoras.

O processo de análise dos sinistros e peças era realizada de forma manual, a partir de planilhas extraídas do sistema de Estatística da Audatex, porém sem a condição de responder às todas as perguntas de negócio.  O processo de análise, por ser totalmente manual, demandava em média duas semanas e eram realizados por dois funcionários.

Solução:

​Diante do desafio apresentado, a solução proposta à Audatex foi a construção de um solução de Business Intelligence - BI, utilizando a plataforma Microsoft SQL Server, já licenciada pela Audatex, integrada ao Microsoft Office Excel.

Uma solução de BI corresponde à infraestrutura tecnológica e organizacional para o suporte à tomada de decisões, conduzindo a decisões de melhor qualidade e no momento exato.

Para compor a solução, a K2M Soluções modelou e desenvolveu dois Data Marts, sendo um de Sinistros e um segundo de Peças, gerando um banco de dados Multidimensional baseado no SQL Server Analysis Services em tecnologia OLAP (Online Analytical Processing) para geração dos relatórios analíticos, análises complexas e queries ad-hoc com rápido tempo de resposta. A K2M projetou e desenvolveu o processo de extração, transformação e carga das informações de sinistros, peças e tipos de oficinas, oriundos dos bancos de dados do Sistema Audatex e das Listas de Preços de Peças fornecidas pelas montadoras, utilizando-se o Microsoft SQL Server Integration Services. Finalmente, a K2M formatou as Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos de Sinistros e de Peças no Microsoft Excel, seguindo-se o modelo do relatório que já era utilizado pela Audatex.

As análises dos dados de sinistros passaram a ser feitas com o Microsoft Office Excel conectado aos cubos OLAP, utilizando os recursos de tabelas dinâmicas e gráficos. Os relatórios gerados permitiram que as tabelas pudessem ser reconfiguradas (Slice and Dice) para a exibição dos dados em "n" dimensões (tabelas cruzadas), ou em forma de gráficos. Dentre outras possibilidades, os dados contidos nos gráficos ou tabelas podem ser detalhados (drill down), sumarizados (drill up), filtrados, ordenados, dispostos em rankings, ou destacados em função da configuração de alertas.​

Benefícios:

​Com a solução entregue, a Audatex pode criar uma nova oferta de serviços seus clientes Seguradoras, criando uma fonte de receita adicional. Os relatórios com análises multidimensionais fornecidos às Seguradoras possuem  suas operações de automóveis comparados aos dados do mercado, e evolução do preço das peças, permitindo com isto a melhoria de seus processos internos e produtos de seguros de automóvel.​

O que nós utilizamos neste Case: