Retrospectiva Microsoft: os 3 maiores lançamentos da empresa em 2023

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em Microsoft Fabric,Copilot,Microsoft,SharePoint

     O ano de 2023 foi marcado por grandes novidades da Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Neste artigo, vamos relembrar os três maiores lançamentos da empresa neste ano: Fabric, Copilot e SharePoint Premium. 

     Fabric: a plataforma de gestão de dados mais completa do mundo 

     A revolucionária plataforma da Microsoft foi anunciada em maio e ficou disponível a partir de julho. Com o objetivo principal de simplificar o uso de dados, o Fabric centraliza e unifica tudo em um único lugar.  

    Integrando diversas fontes de dados, a plataforma cria um catálogo único de dados, chamado de OneLake. Outro diferencial são as ferramentas de governança e segurança de dados, que dão total controle dos dados.  

     É possível definir quem pode acessar, modificar e distribuir informações. A colaboração e a comunicação entre departamentos e times também é muito simples e segura.  

     O Microsoft Fabric também trouxe a IA embarcada de diversas formas. A plataforma usa tecnologias com o Copilot e o ChatGPT para facilitar a análise de dados, trazendo ganhos excepcionais, como o aumento da produtividade, a extinção de erros humanos e consequentemente a redução nos gastos.  

     Em resumo, o Microsoft Fabric é uma plataforma que empodera seus colaboradores ao garantir a colaboração e o compartilhamento de dados seguros. A IA trabalha como um analista de dados muito rápido e eficiente.  

     Se você quiser saber mais sobre o assunto, nós produzimos diversos conteúdos sobre o tema, incluindo um ebook que você pode baixar aqui.  

     Em outubro, também apresentamos a plataforma em detalhes em um videocast, que você pode assistir aqui.  

     Leia também: Post Microsoft Fabric - Dossiê Microsoft Fabric: tudo o que você precisa saber sobre a nova plataforma de dados

     Post resumo videocast - Saiba como foi o Videocast “Analytics na era da IA: o que você precisar saber antes de planejar sua estratégia de 2024” 

     
     Copilot: um assistente virtual para chamar de seu  

     No fim de setembro, a Microsoft anunciou que iria disponibilizar o Microsoft Copilot junto com o novo Windows 11. A partir de novembro, o Copilot foi disponibilizado para os usuários corporativos do Microsoft 365.  

     O Copilot é uma Inteligência Artificial que aprende com o usuário e se adapta ao seu comportamento. Ele usa como base as informações que o próprio usuário dá para trazer sugestões relevantes.  

     O poder do Copilot é enorme, e quando bem utilizado ele traz ganhos de produtividade, eficiência e até mesmo criatividade. O segredo é saber ser bem específico nos seus pedidos ao Copilot, para que ele responda da maneira mais assertiva possível.  

     O uso da IA é bastante simples e ele pode ajudar em diversas tarefas, desde criar um rascunho de um conteúdo ou sugerir outras formas para escrever um texto pronto até gerar códigos. O copilot ainda é capaz de analisar dados, sugerir imagens que combinem com seus textos e apresentações e traduzir idiomas, por exemplo.  

     O lançamento do Copilot vem comprovar que a cada dia a Inteligência Artificial estará mais integrada ao nosso dia a dia. Algo tão poderoso só poderia vir da Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.  

     A K2M é uma parceira Microsoft especializada em Modern Workplace e estamos focados em ajudar empresas a conseguirem extrair todo o potencial da Inteligência Artificial. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como! 

     E, para saber mais sobre o Copilot, leia este texto: Descubra 10 tarefas que o Microsoft Copilot pode realizar por você

     SharePoint Premium: uma versão avançada do SharePoint 

     O SharePoint Premium é uma versão avançada do SharePoint, a plataforma de colaboração e gestão de conteúdo da Microsoft. O SharePoint Premium oferece recursos  exclusivos para os usuários que precisam de mais performance, segurança e funcionalidade para seus projetos. 

     A nova versão do SharePoint foi lançada em novembro de 2023, como uma opção premium para os assinantes do Microsoft 365, o pacote de produtividade da empresa. Entre os principais recursos do lançamento, podemos citar: 

  • Armazenamento ilimitado na nuvem; 
  • Backup e restauração automática; 
  • Criptografia de ponta a ponta; 
  • Análise avançada de dados; 
  • Inteligência artificial aplicada ao conteúdo; 
  • Integração com outros serviços da Microsoft, como Teams, Power BI e Dynamics 365. 

     A Microsoft já anunciou que no início de 2024 novos recursos serão adicionados ao SharePoint Premium.  

     Para ter mais detalhes sobre o lançamento, acesso nosso artigo: Novidade Microsoft: conheça o SharePoint Premium

     Para ficar sempre por dentro das novidades da empresa, acompanhe o nosso Blog. A K2M tem uma parceria de mais de 22 anos com a Microsoft e pode te ajudar a implantar e fazer o melhor uso possível de todas as aplicações da empresa. Entre em contato.

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de