Quais os principais erros em TI nas empresas brasileiras?

segunda-feira, 16 de outubro de 2023 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em Tecnologia

    A tecnologia da informação (TI) é certamente um dos setores mais estratégicos para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e inovadora no mercado atual.  

    A área é crucial para garantir a eficiência operacional e a competitividade nos negócios, mesmo assim muitas empresas brasileiras ainda cometem erros que impactam significativamente seus resultados, comprometendo sua performance e segurança.  

    Mesmo que sua área de atuação seja outra, é impossível que ela não tenha nenhuma intersecção com a TI. Por isso, vamos listar abaixo os principais erros que vemos nas empresas, dessa forma você poderá se antecipar e evitar que sua empresa passe por momentos difíceis.  

     Erro 1: Não investir em infraestrutura adequada 

     Este erro é bastante comum: a falta de investimento em uma infraestrutura adequada para suportar as demandas e necessidades do negócio. O que inicialmente pode parecer uma economia, rapidamente começa a gerar problemas: lentidão, instabilidade, falhas, perda de dados e vulnerabilidades, por exemplo.  

     Quando falamos de infraestrutura adequada, a migração para a nuvem é uma solução cada vez mais adotada por organizações que buscam reduzir custos, aumentar a produtividade e se adaptar às mudanças do mercado. A nuvem oferece vantagens como o acesso remoto, a escalabilidade, a flexibilidade, a integração, a atualização constante e o backup automático dos dados, além de ser um ambiente muito mais seguro.  

     Armazenar seus dados e arquivos em nuvem permite que as empresas se beneficiem de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, big data e análises preditivas através de aprendizagem de máquina.  

     Para evitar esse erro, é preciso planejar e dimensionar a infraestrutura de TI de acordo com os objetivos e requisitos da empresa, considerando fatores como capacidade, escalabilidade, disponibilidade, segurança e custo-benefício. 

     Erro 2: Encarar TI como custo  

     Um dos equívocos mais comuns no ambiente corporativo deixar a área de TI subordinada à área financeira, que tem tendência a encará-la unicamente como um custo operacional, em vez de enxergá-la como um investimento estratégico. Essa perspectiva limitada pode resultar em consequências significativas a longo prazo. A TI é muito mais que uma despesa: é o motor propulsor da inovação e da eficiência nos negócios. Com investimentos adequados, as empresas não apenas aprimoram suas operações internas, mas também ampliam sua capacidade de adaptação ao mercado. 

     Erro 3: Não atualizar os sistemas e dispositivos 

     Outro erro frequente em TI é não atualizar os sistemas e dispositivos utilizados pela empresa. Isso traz impactos como obsolescência, incompatibilidade, baixo desempenho e exposição a riscos de segurança. A solução nesse caso é manter um cronograma de atualização dos sistemas e dispositivos, verificando as novas versões, correções e melhorias disponíveis no mercado. Periodicamente, é preciso avaliar a necessidade de substituir ou renovar os equipamentos que já não atendem às demandas da empresa. 

     Erro 4: Não capacitar os colaboradores 

     A falta de investimento no capital humano atinge toda a empresa. Não capacitar os colaboradores que utilizam ou gerenciam as soluções tecnológicas da empresa pode resultar em baixa produtividade, desperdício de recursos, uso inadequado ou incorreto das ferramentas e falhas humanas. É essencial investir em treinamento e capacitação dos colaboradores, tanto na área de TI quanto nas demais áreas da empresa. Isso envolve oferecer cursos, workshops, palestras, mentorias e outras formas de desenvolvimento profissional. 

     Erro 5: Não adotar boas práticas de segurança 

     Um quarto erro grave em TI é não adotar boas práticas de segurança para proteger as informações e os ativos da empresa. Isso pode ocasionar em vazamento, roubo ou perda de dados sensíveis, além de danos à reputação e à imagem da empresa. Para evitar esse erro, é preciso implementar políticas e procedimentos de segurança que envolvam aspectos como controle de acesso, criptografia, backup, antivírus, firewall e monitoramento. Além disso, é preciso conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança da informação e as medidas preventivas que devem ser adotadas. 

     Erro 6: Não alinhar a TI com o negócio 

     Um dos erros mais críticos é não alinhar a TI com o negócio da empresa. Isso pode gerar desalinhamento entre as estratégias, metas e expectativas da organização e as soluções tecnológicas adotadas. Para que a empresa consiga extrair o melhor da tecnologia para alcançar seus objetivos, é preciso integrar a TI com o negócio, estabelecendo uma comunicação efetiva entre as áreas, definindo indicadores de desempenho e resultados e buscando soluções que agreguem valor e competitividade à empresa. 

     Erro 7: Não escolher os parceiros de TI corretamente 

     Esse é o erro estratégico mais prejudicial. Para que nenhum dos erros acima seja cometido, é importante cercar-se dos fornecedores e parceiros corretos. Uma empresa séria, com histórico e conhecimento não apenas tecnológico, mas também de negócios, fará toda a diferença.  

     O parceiro ideal poderá te ajudar a definir as necessidades de infraestrutura e sistemas da sua empresa, além de garantir que tudo se mantenha seguro e atualizado. Essa empresa também pode te auxiliar a alinhar a estratégia do negócio com o plano da TI, e cuidar da capacitação dos seus colaboradores.  

     A K2M está há 22 anos no mercado apoiando empresas a superar esses desafios e fazer da tecnologia o grande acelerador de seu sucesso. Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre qual a melhor estratégia para os seus negócios!  

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