Simplificando processos, maximizando resultados: O papel do Nintex na eficiência operacional das empresas

segunda-feira, 11 de março de 2024 Por Tábata Karvelis Em Nintex,RPA,BPA,BPM,Tecnologia,Workflow

     A complexidade das operações tem crescido rapidamente. A cada dia, novas tarefas são adicionadas ao dia a dia dos colaboradores e é preciso tomar cuidado para que a rotina das pessoas não seja tomada por tarefas operacionais e repetitivas.  

     Quando isso acontece, o prejuízo é grande: peças-chave da empresa acabam perdendo tempo com as coisas mais simples, e não conseguem se concentrar no que realmente importa e que vai de fato impactar na estratégia futura dos negócios.  

     Mas a boa notícia é que a tecnologia pode ajudar muito nesse desafio. Se a eficiência operacional tem sido um entrave para você e seu time, nossa sugestão é o Nintex, uma plataforma que vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de melhorar a experiência de seus clientes e colaboradores.   

     O que é o Nintex 
     Nintex é a plataforma líder mundial em automação de processos. Através de diversas aplicações, é possível simplificar, otimizar e automatizar diversas atividades.  

     As empresas conseguem criar fluxos de trabalho personalizados para atender suas necessidades. Um dos grandes diferenciais do Nintex é uma interface intuitiva e amigável, o que torna possível que até usuários sem conhecimento técnico possam criar e implementar esses workflows sem saber nada de programação.  

     Utilizar uma plataforma dessas pode resolver diversos problemas que certamente você enfrenta no dia a dia com a sua equipe. Abaixo, vamos listar algumas dessas principais dificuldades para que você entenda como o Nintex pode ajudar.  

      Processos manuais e morosos: automação de processos repetitivos 
     Tarefas como aprovações, solicitações ou fluxos entre departamentos costumam consumir bastante tempo e recursos nas empresas. Tudo isso pode ser automatizado através da criação de fluxos de trabalho no Nintex. Dessa forma, os recursos podem se concentrar em atividades de maior valor para a estratégia do negócio.  

      Falta de visibilidade dos processos: monitoramento em tempo real 
     A falta de visibilidade pode criar gargalos e causar muitos atrasos nas entregas. Para resolver essa questão, o Nintex oferece um monitoramento em tempo real de todos os fluxos de trabalho.  

     Com isso, fica mais fácil para os líderes tomar decisões e ajustar os processos para garantir a máxima eficiência.  

     Fluxos de trabalho mal estruturados: workflows customizados 
     Muitas vezes, os fluxos de trabalho vão perdendo o controle e se tornam uma coisa enorme, com diversas etapas e muitas aprovações. Por isso, é essencial ter uma plataforma que vai te ajudar a projetar corretamente esses fluxos, além de automatizá-los.  

     Dessa forma, você terá certeza de que a estrutura usada é a mais simples possível, e cada passo será executado conforme o planejamento, mitigando as chances de erro.  

     Comunicação de colaboração  
     Falhas na comunicação entre membros de um time e departamentos causa diversos problemas, como retrabalho, erros de execução e informações desatualizadas. Com o Nintex, é possível compartilhar informações e incluir etapas de aprovação e revisão. Com isso, a comunicação entre os envolvidos é mais eficiente e todos ficam alinhados quanto ao andamento e os objetivos do projeto.  

     Rastreabilidade e conformidade 
     Em setores regulamentados, garantir a conformidade é crítico para os processos operacionais. O Nintex oferece uma auditoria completa, onde é possível rastrear todas as ações realizadas – o que facilita a conformidade com normas e regulamentos internos e setoriais.  

     A plataforma também cria automaticamente um histórico completo com todas as ações realizadas em cada fluxo de trabalho.  

     Desperdício de recursos: redução de erros e retrabalho 
     Processo automatizados minimizam erros humanos, e consequentemente o retrabalho. Isso representa uma economia direta de recursos, e melhora a qualidade dos produtos e serviços entregues.  

     O uso da tecnologia também diminui a necessidade de recursos humanos, tendo outro impacto na redução de custos e no aumento de eficiência dos processos.  

     Dificuldade de adaptação a mudanças: processos flexíveis 
     No mundo corporativo, os processos são dinâmicos e tudo está em constante evolução e mudança. Por isso, o Nintex é totalmente flexível e os fluxos de trabalho podem ser facilmente modificados e ajustados conforme a necessidade das empresas.  

      Isso é extremamente importante para que o negócio se mantenha ágil e competitivo.  

      Tudo isso tem um resultado final claro: a melhoria na satisfação do cliente e o aumento da margem de lucro do negócio.  

     Nós da K2M somos o único parceiro certificado gerenciado diretamente pela Nintex no Brasil. Nossa equipe vai te ajudar a desenhar e implementar os fluxos de trabalho que façam sentido ao seu negócio.   

    Se você se interessou e quer saber mais sobre isso, entre em contato conosco e vamos conversar.  

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de