Tecnologia em 2024: Inteligência Artificial é o próximo passo da Transformação Digital

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em transformação digital,IA,Inteligência Artificial,Tecnologia

     Já estamos na segunda semana do ano, e se você ainda não pensou sobre a estratégia de tecnologia de 2024, está na hora de focar nesse assunto. E, se você pensa que por ter cumprido todo o seu roadmap de transformação digital o trabalho acabou, saiba que não. 

     Como pudemos acompanhar durante todo o ano de 2023, a Inteligência Artificial finalmente foi democratizada e chegou para gerar uma nova transformação, agora impulsionada pelo uso da IA.  

     Portanto, esse é o momento para rever suas estratégias e entender como sua empresa pode extrair o máximo possível essa tecnologia. Para te ajudar, elencamos os 5 principais tópicos que devem ser avaliados ao desenhar o seu roadmap de transformação através da Inteligência Artificial.  

  • Inteligência Artificial Generativa: o ChatGPT e o Microsoft Copilot estão aí para reinventar a forma como estamos acostumados a trabalhar. O uso de IA para geração de conteúdo, imagens, códigos e o que mais a mente humana for capaz de demandar é uma enorme revolução.  
    Para 2024, vão se destacar as empresas e os profissionais que souberem como extrair dessa tecnologia o melhor que ela puder oferecer. Se engana quem pensa que ferramentas assim irão substituir os humanos.  
    Elas chegaram para otimizar o tempo, melhorar a produtividade e desbloquear o potencial criativo daqueles que aprenderem a conversar da forma certa com os novos assistentes virtuais.  

  • Low Code: ferramentas low code permitem que pessoas sem grande conhecimento técnico consigam desenvolver tarefas que outrora necessitavam um grande conhecimento específico.
          Um bom exemplo é o PowerApps, da Microsoft. Com essa ferramenta é possível criar aplicativos web e mobile sem digitar uma linha de código sequer. Ferramentas            como essa facilitam a inovação, uma vez que permite que os colaboradores desenvolvam suas próprias ideias de forma segura e prática.  
         Redução de custos também é um efeito sentido por empresas que adotam esse tipo de tecnologia. A satisfação dos funcionários e os clientes são impactadas  positivamente.  
  • Processos operacionais: esse ponto é crucial – os processos operacionais normalmente guardam as maiores oportunidades de transformação. Mas, antes de otimizar processos, reduzir custos e mitigar erros, é preciso mapear como cada processo acontece atualmente.  

          Depois disso, é a hora de entender como a Inteligência Artificial pode melhorar toda a operação. O Nintex, por exemplo, é a plataforma líder mundial em automação           de processos e usa todo o poder da IA para que a otimização de processos seja simples e intuitiva.  

         Dessa forma, não é preciso ter conhecimentos técnicos avançados para criar um workflow eficaz.  

  • Cultura Organizacional: Antes de pensar em infraestrutura e processos, a cultura organizacional da empresa precisa estar alinhada à realidade da transformação.  

          O fator que mais contribui para o sucesso ou o fracasso da transformação digital é as empresas pensarem apenas em detalhes técnicos e esquecerem de transformar o            que mais importa: as pessoas. Não é diferente quando falamos sobre IA. 

           Por isso, antes de mais nada, entenda se sua equipe está pronta e tem a maturidade necessária para uma transformação, o se será necessário dar atenção à isso             durante o processo de gestão da mudança.  

  • Concorrência x Tendência: analise o que os seus concorrentes fizeram, qual o grau de maturidade digital de cada um. E, mais importante: estude as tendências e mapeie qual é o próximo passo.  

          Para que seu negócio seja competitivo, é preciso, minimamente, ter o mesmo nível de maturidade digital dos concorrentes. E para ganhar essa competição, é preciso              estar um passo à frente.  

          Se você está atrás de seus concorrentes, se planeje para primeiramente nivelar o seu negócio, e logo depois inovar e passar à frente.  

     Agora que você já tem o quadro geral da situação atual da empresa, chegou a hora de pensar no futuro. E, para que o seu roadmap faça sentido e seja cumprido do início ao fim, algumas perguntas precisam ser feitas. As principais delas são: 

     Qual o meu objetivo com o uso de IA? 

     Parece óbvio, mas muitos negócios falham no processo simplesmente por não entender seus objetivos reais com a transformação. Não adianta passar prporo um processo tão complexo apenas porque “todo mundo está fazendo”, ou porque um diretor ou outro acha que é preciso.  

     Entenda realmente os objetivos – macro e menores. Você quer isso para não perder sua competitividade? Para otimizar os seus processos? Para levar a sua empresa ao próximo nível? 

     Quais recursos eu preciso para alcançar meus objetivos? 

     Agora que você já tem a visão de onde chegar, analise os recursos da empresa: você tem os equipamentos necessários? O orçamento a ser investido foi definido? E o mais importante de tudo: a empresa conta com os profissionais ideais para a transformação com inteligência artificial?  

     Quem será o responsável por isso?  

     Deixamos por último a coisa mais importante: o projeto precisa ter um dono. Deixe claro para todos os envolvidos quem é o líder da Transformação e o empodere. Muitas vezes, toda a transformação digital da empresa vai por água abaixo simplesmente porque cada líder olhou apenas para as suas obrigações, e ninguém era responsável pelo todo.  

     Time interno x parceiro especializado 

     Como ficou claro nesse artigo, o capital humano investido no projeto é o mais valioso, o mais importante, e também o mais custoso.  

     Muitas empresas desistem de adotar novas ferramentas orientadas por Inteligência Aritificial por achar que seu caixa não suportaria ter uma equipe preparada para cuidar de tudo.  

     De fato, ter todos os profissionais necessários dentro de casa sai muito caro e pode inviabilizar o projeto, mas existe a opção de contratar um parceiro especializado que será o responsável por toda a transformação digital, desde a concepção do roadmap até o suporte da operação depois da transformação.  

    Optar por um parceiro tecnológico, além de reduzir custos, tem outras vantagens. Você não precisará lidar com o turnover da equipe, nem com questões como faltas ou profissionais que não detém o conhecimento necessário.  

     A K2M, por exemplo, conta um vasto time para atender nossos clientes – e alocará sempre os profissionais com o conhecimento ideal para que seu projeto avance e seja bem-sucedido. Além disso, sempre haverá alguém do time para dar todo o suporte necessário. 

     Isso sem contar com a expertise que adquirimos ao longe de 22 anos ajudando as empresas a mudarem seu nível de maturidade digital.   

     Foi pensando em empresas que precisam de apoio em seus processos de transformação digital que criamos o serviço de Customer Success. Se você quer conhecer mais sobre isso e entender como podemos ajudar, entre em contato com a nossa equipe.  

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