Hiperautomação – O que é essa tendência e por onde começar

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em Nintex,Automação de Processos,hiperautomação,Gestão de Processos,Workflow

     Todo ano, novas tendências tecnológicas surgem e as empresas iniciam uma corrida para surfar a nova onda.

     Mas, antes de começar um projeto complexo de implementação que irá demandar tempo, investimento e pessoas, é preciso estudar a fundo a tendência da vez e entender se realmente é algo que faz sentido para sua organização e seus objetivos.

     Por isso, hoje vamos desvendar a nova onda da vez: Hiperautomação. Nesse artigo, você vai entender o que isso quer dizer, quais as vantagens de aderir e principalmente, por onde começar.

     O que é hiperautomação?

     A hiperautomação é uma abordagem avançada para a automação de processos, que combina diversas tecnologias como inteligência artificial (IA), machine learning, automação de processos robóticos (RPA), análise de dados avançada, entre outros, para automatizar e otimizar de forma abrangente os processos organizacionais.

     Enquanto a automação de processos tradicional se concentra na automação de tarefas individuais ou processos específicos, a hiperautomação vai além, integrando e automatizando toda a cadeia de valor de uma organização.

     O objetivo é não apenas substituir tarefas manuais por máquinas, mas transformar completamente a maneira como o trabalho é realizado, aumentando a eficiência, reduzindo custos, melhorando a qualidade e impulsionando a inovação.

      A principal característica da hiperautomação é abranger os processos end-to-end, ou seja: desde a coleta e o processamento de dados até a execução total das ações, sem intervenção humana.

   Quais as principais vantagens?

     Dentre as muitas vantagens de investir em hiperautomação, podemos destacar a escalabilidade e a flexibilidade. Uma vez que os processos estão automatizados e integrados, fica mais fácil para que as organizações dimensionem e adaptem facilmente seus processos para atender rapidamente mudanças de mercado, novas regulamentações ou quaisquer outras variáveis.

     Por não depender exclusivamente de esforço humano, os processos se tornam escaláveis, pois replicá-lo na maioria das vezes não implica em replicar gastos e recursos utilizados.

     Com a dinâmica acelerada do contexto em que vivemos, essas duas características representam um diferencial competitivo que podem mudar os rumos de uma empresa.

     Quais os principais desafios?

     Apesar de ser um movimento que trará muitas oportunidades e benefícios, os desafios para garantir que a hiperautomação aconteça de forma eficiente são grandes.

     O principal deles é a integração de diversos sistemas diferentes. A segurança dos dados e questões éticas relacionadas ao uso de IA e Automação também precisam ser levadas em conta.

     Por isso, é essencial que as organizações adotem uma abordagem cuidadosa e estratégica ao implementar a hiperautomação, garantindo que ela seja alinhada aos seus objetivos de negócios e valores organizacionais.

     A escolha das ferramentas corretas e de um parceiro que tenha expertise no assunto são essenciais.

     Como começar a implementar a hiperautomação?

     O projeto de hiperautomação é grande, por isso, se você vai começá-lo do 0, é importante dividir em fases. Aqui na K2M, utilizamos o método SCRUM para implementação de projetos, com pequenas entregas a cada sprint, para que os resultados possam ser notados no decorrer do projeto e não apenas no final.

     O primeiro passo é avaliar a situação atual – não adianta pensar em hiperautomação antes de garantir que todos os processos que poderiam ser automatizados na empresa já estão funcionando bem.

     Por isso, analise os processos existentes, identifique as áreas onde há ineficiências, gargalos ou tarefas repetitivas que consomem muito tempo e recursos da equipe. Garanta que todos esses processos estão automatizados.

     Para o sucesso do projeto, é importante envolver a equipe. Por isso, converse muito com todos os times para entender sobre os processos do dia a dia e podem identificar áreas onde a automação pode trazer os maiores benefícios. Além disso, sua colaboração garantirá uma transição suave e aceitação da automação.

     Para garantir a maior eficiência dos processos e principalmente da hiperautomação em si, escolher as ferramentas corretas faz toda a diferença. Existem muitas opções, mas o ideal é escolher uma plataforma que englobe as soluções de workflows, inteligência artificial, gestão de processos e RPAs.

     Uma ótima opção é o Nintex, a plataforma líder mundial em automação. A K2M é o único parceiro certificado no Brasil. Acesse a nossa página e conheça mais detalhes dessa ferramenta.

     E, para finalizar o projeto, chegou a hora de implementar e testar todo o ecossistema de automação que foi criado. Nessa etapa, é novamente crucial envolver todos os colaboradores e colher feedback de cada envolvido no dia a dia da empresa.

     Portanto: teste, avalie, evolua. Esses passos são cíclicos e devem acontecer sempre, para que o projeto não se torne obsoleto.

     A K2M tem grande expertise em automação e pode ser o parceiro ideal para o seu projeto de hiperautomação. Entre em contato com o nosso time e vamos conversar sobre o futuro do seu negócio!

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de