Tudo sobre Gestão de Processos - e o impacto que isso vai ter nos seus resultados

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em Nintex,Automação de Processos,BPM,Gestão de Processos

     Existem alguns fatores que são cruciais para os bons resultados de uma empresa. Dentre eles, certamente podemos destacar a gestão de processos.

     Desenvolver uma forma de organizar e controlar as atividades dentro do negócio é premissa básica de todo gestor. Mas, o gerenciamento de processos efetivo vai muito além: quando feito de forma eficiente, ele tem como objetivo melhorar o desempenho das equipes e a qualidade dos produtos e serviços, além de reduzir custos e desperdícios.

     Nesse artigo, abordaremos alguns tópicos:

  • Benefícios da gestão de processos eficiente
  • Passo a passo para implementar uma gestão de processos
  • Qual a melhor ferramenta de gestão de processos?

     
      Benefícios da gestão de processos eficiente

     Ter total controle e previsibilidade dos seus processos já é, por si só, uma enorme vantagem. Mas existem muitas outras que serão rapidamente observadas:

      O gerenciamento de processos pode trazer diversos benefícios para as empresas, tais como:

  • Aumento de produtividade e eficiência operacional: saber exatamente qual é o processo a ser seguido libera um tempo precioso das pessoas, que podem se dedicar à outras atividades no tempo em que estariam tentando descobrir o próximo passo.
  • Maior alinhamento entre estratégia, investimentos e ações: a clareza dos processos torna mais fácil alinhar o trabalho de todos os colaboradores aos objetivos finais da empresa.
           Muitas vezes, os colaboradores gastam um tempo enorme em tarefas que não vão ter nenhum impacto no objetivo estratégico, e deixam de lado outras coisas que                   fariam diferença. A gestão dos processos torna isso mais difícil de acontecer, além de ajudar a entender onde de fato os investimentos devem ser feitos.
  • Maior integração e comunicação entre as áreas e os colaboradores: processos claros facilitam a comunicação entre as pessoas, e quando a comunicação vai bem, a equipe se integra rapidamente, e passa a trabalhar em sinergia.
  • Padronização, qualidade e segurança dos processos: esse é o principal ganho quando falamos de gestão de processos: tudo fica padronizado, seguindo um mesmo nível de qualidade e segurança.

         Em caso de substituição de um colaborador, por exemplo, tudo flui com tranquilidade: quando a empresa se empodera de seus processos, fica claro para todos, assim             que chegam, qual é o seu papel e o que é preciso para executá-lo da melhor forma.

        Se a sua empresa tem diversas pessoas ou equipes que fazem o mesmo tipo de entrega, essa padronização garante que não importa quem esteja à frente disso, a                      qualidade do serviço/produto será sempre a mesma.

  • Flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças do mercado: processos organizados são mais fáceis de serem otimizados ou alterados rapidamente, conforme a necessidade do negócio ou do mercado.

          Essa dinâmica deixa a empresa mais ágil, o que pode ser um grande diferencial competitivo.

  • Inovação Contínua: o conhecimento dos processos deixa claro quais são as falhas e as oportunidades de melhoria. Isso serve de motor para a inovação e a evolução contínua.

          Ter uma visão geral de todos os processos é importante para identificar oportunidades de melhoria e poupar esforços, focando apenas em inovação com propósito.

  • Maior satisfação e fidelização dos clientes: com a engrenagem rodando perfeitamente, as entregas sendo feitas com qualidade e segurança e a empresa inovando e evoluindo sempre, a fidelização dos clientes é uma consequência.

         Vale lembrar: é muito mais barato fidelizar um cliente do que encontrar clientes novos o tempo inteiro.
 

     Passo a passo para implementar uma gestão de processos

     Agora que você já entendeu a importância da gestão de processos, deve estar se preguntando por onde começar. Acompanhe os principais passos:

  • Definir o escopo e os objetivos do projeto: entenda o que a empresa almeja ao implementar a gestão de processos. Quais os principais ganhos que querem ter? Qual o orçamento para o projeto? Pessoas da empresa serão manejadas para o projeto, ou novos colaboradores serão contratados?
  • Mapear os processos atuais: identificar inputs, outputs, atividades, responsáveis, recursos, indicadores e problemas.
  • Analisar os processos mapeados: faça uma avaliação do desempenho, fraquezas e pontos fortes avaliando o seu desempenho, os seus pontos fortes e fracos, as suas oportunidades de melhoria e as suas necessidades de mudança.
  • Escolher uma plataforma para auxiliar: hoje em dia, a tecnologia é um fator que facilita demais um projeto como esse. Por isso, agora que você já sabe quais suas necessidades e desafios, conheça as ferramentas disponíveis para facilitar essa gestão. No próximo tópico desse artigo, iremos apresentar a plataforma que é líder mundial em gestão de processos.
  • Desenhar os processos futuros: com as ferramentas que serão usadas definidas e todos os processos mapeados, chegou a hora de propor soluções para os problemas identificados, definindo os novos inputs, outputs, atividades, responsáveis, recursos e indicadores.
  • Implementar os processos:  chegou a hora de implementar os novos processos. Essa parte é crítica e engloba diversos fatores, desde mudanças de estrutura até mudanãs culturais, passando por sistemas, pessoas e parceiros.
  • Monitorar os processos: uma gestão de processos eficiente exige que tudo o que é feito tenha seu desempenho mensurado, para que os resultados sejam comparados com os objetivos definidos no início e as oportunidades de melhoria sejam identificadas. 
  • Evolução contínua: é aqui que a gestão de processos se torna um diferencial competititvo. Evoluir os processos continuamente com base nos aprendizados da gestão irá tonar a sua empresa muito mais eficiente!

     Qual a melhor ferramenta de gestão de processos?

     A escolha da ferramenta é um divisor de águas no sucesso desse projeto. Por isso, nossa sugestão é o Nintex, a plataforma líder mundial em gestão e automação de processos.

     O Nintex é totalmente low code – ou seja, não é preciso profundo conhecimento técnico para desenhar, implementar e gerir os processos. A plataforma tem integração total com outras plataformas externas, como SharePoint, o que contribui com a comunicação e a colaboração entre os times.

     O Nintex possui outros módulos que ajudam na construção de workflows e automações de tarefas repetitivas. O uso de todo o ecossistema Nintex tem resultados ainda mais expressivos.

     Se você quer conhecer melhor como funciona o Nintex, entre em contato com o nosso time. 

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de