Dossiê Microsoft Fabric: tudo o que você precisa saber sobre a nova plataforma de dados

segunda-feira, 30 de outubro de 2023 Por Bruno Vieira Miranda Em Dados,Microsoft Fabric,IA,Microsoft,Data Analytics

     A Microsoft lançou recentemente uma nova plataforma de dados chamada Fabric, que promete revolucionar a forma como as empresas gerenciam, analisam e compartilham suas informações.

     O principal objetivo do Fabric é simplificar o uso de dados, centralizando e unificando tudo em um único lugar. Com o uso da Inteligência Artificial, a plataforma também irá facilitar a vida daqueles que não são engenheiros de dados nem programadores, democratizando não só o acesso como a possibilidade de extrair insights importantes dos dados.

     A união entre Analytics e Inteligência Artificial é poderosa e pode ser o diferencial da sua empresa se usado de forma eficiente. Pensando nisso, a K2M preparou uma série de conteúdos sobre esse tema.

     Neste artigo, iremos desvendar as principais funções do Microsoft Fabric e qual será o seu impacto nas empresas. Para começar, precisamos entender exatamente o que é a plataforma.

     O que é o Fabric?

     O Fabric é uma plataforma de dados unificada que integra diversas fontes de dados, desde bancos de dados relacionais até arquivos de texto, passando por serviços de nuvem e redes sociais. O Fabric permite que você crie um catálogo de dados centralizado, onde você pode pesquisar, explorar e descobrir os dados que precisa para suas análises e decisões.

     A plataforma também oferece ferramentas de governança e segurança dos dados, garantindo que você tenha controle sobre quem pode acessar, modificar e distribuir suas informações. Além disso, o Fabric facilita a colaboração entre equipes e departamentos, permitindo que você compartilhe seus dados e insights com outras pessoas de forma simples e segura.

     O Fabric possui vários recursos e benefícios que o tornam uma plataforma de dados diferenciada. Abaixo, vamos conhecer os principais:

     Plataforma de análise completa: no Fabric é possível catálogo de dados unificado, onde você pode organizar, classificar e documentar seus dados. A plataforma permite que você conecte e integre diversos tipos e fontes de dados, desde bancos de dados SQL Server até arquivos CSV, passando por serviços como Azure Data Lake, Power BI e Dynamics 365.

     Você pode usar o Fabric para adicionar metadados, tags, descrições e comentários aos seus dados, facilitando sua busca e compreensão. Você também pode usar o Fabric para visualizar a linhagem dos seus dados, ou seja, a origem, o histórico e as dependências dos seus conjuntos de dados.

     Governança e segurança dos dados: O Fabric permite que você defina políticas e regras de acesso, uso e compartilhamento dos seus dados. Você pode usar o Fabric para aplicar criptografia, mascaramento, anonimização e auditoria aos seus dados, garantindo sua proteção e conformidade. Você também pode usar o Fabric para monitorar o desempenho, a qualidade e a integridade dos seus dados, identificando e corrigindo possíveis problemas ou inconsistências.

     Um único Datalake para toda a empresa: a plataforma armazena todos os dados no OneLake, usando um formato comum, o Delta-Parquet Format. A partir do momento que os dados estão no OneLake, não é preciso que ninguém na empresa ou importe ou os exporte para acessá-los.

     É possível, ainda, criar diferentes domínios para áreas diferentes da empresa, mantendo as informações organizadas, protegidas e acessíveis apenas a quem deve ter acesso, porém ao mesmo tempo armazenadas no mesmo lugar.

     Dessa forma, elas podem ser analisadas de forma conjunta quando necessário.

     Empoderamento dos colaboradores: uma das premissas do Fabric é democratizar o uso dos dados. Por isso, a ferramenta é bastante familiar e intuitiva, além de ser completamente integrada ao Office 365.

     Colaboração e compartilhamento dos dados: O Fabric permite que você colabore e compartilhe seus dados e insights com outras pessoas dentro ou fora da sua organização. Você pode usar a plataforma para criar espaços de trabalho colaborativos, onde você pode convidar outros usuários para acessar, analisar e comentar seus dados. Você também pode usar o Fabric para publicar e distribuir seus dados e relatórios para diferentes canais e plataformas, como Power BI, Teams ou PowerPoint.

     Uso de Inteligência Artificial: A Microsoft utilizou todo o poder da IA na construção do Fabric. A ferramenta faz uso do Copilot e do ChatGPT para auxiliar na análise dos dados e oferece insights orientados pela Inteligência Artificial para os usuários.

     A IA age dentro do Fabric como um analista de dados altamente eficiente, capaz de analisar e oferecer conclusões que vão orientar ações estratégicas para melhorar a eficiência operacional da empresa.

     Qual impacto o uso do Microsoft Fabric pode ter nas empresas?

     O aumento da produtividade é facilmente notado ao usar uma plataforma tão completa como o Fabric.  O uso de IA melhora a precisão e a velocidade na análise dos dados, eliminando erros e vieses humanos, além de descobrir padrões, tendências, correlações e anomalias nos dados, que podem ser difíceis ou impossíveis de detectar manualmente.

     A plataforma facilita a visualização e o compartilhamento, o que facilita o dia a dia dos colaboradores que utilizam esses dados em apresentações e relatórios.

     Os insights gerados com o uso de Inteligência Artificial também são importantes e se tornam gatilhos para ações que resultam em otimização de processos, redução de custos e melhoria na competitividade da empresa.

     Outros impactos já detectados em organizações que utilizam a análise de dados são uma melhor tomada de decisão e a maior previsibilidade de possíveis problemas e consequentemente uma antecipação aos momentos desafiadores.

     Para criar produtos ou serviços de formas assertiva, também é primordial coletar e analisar o maior número possível de feedbacks e informações do consumidor.

     Se você ficou curioso para ver o Fabric funcionando na prática e entender como pode começar a usar, entre em contato com o nosso time e agende uma demonstração!

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de