Desbloqueando o poder do SharePoint: as vantagens de uma intranet inteligente

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024 Por Piter Queiroz Em Intranet,Trabalho Moderno,Modern Workplace,SharePoint

     Garantir a colaboração entre os times e fazer uma gestão de conteúdo eficiente e segura são desafios comuns em empresas de basicamente todos os segmentos. A solução para essas questões é criar uma intranet inteligente, que além disso irá impactar na produtividade e no engajamento do seu time.

     Uma das melhores plataformas do mundo para isso, é o Sharepoint, o software de colaboração e gestão de conteúdo que permite criar e manter intranets inteligentes para as organizações. Criado pela Microsoft, o SharePoint tem sido a escolha de muitas empresas que já entenderam as vantagens de investir em ferramentas que facilitem a rotina dos colaboradores.

     Uma intranet inteligente criada no SharePoint facilita o acesso, a comunicação e a produtividade dos funcionários, além de oferecer recursos avançados de segurança, análise e integração.

     A seguir, vamos falar das principais vantagens:

     Flexibilidade e personalização: é possível criar sites, páginas, listas, bibliotecas, formulários e fluxos de trabalho para atender às necessidades específicas do seu negócio e dos seus colaboradores.

     Você também pode integrar o Sharepoint com outras ferramentas da Microsoft, como o Office 365, o Teams, o Power BI e o Azure, para ampliar as funcionalidades e a eficiência da sua intranet.

     Use o Teams para criar canais de comunicação e reuniões online, o Power BI para gerar relatórios e dashboards interativos, e o Azure para hospedar e gerenciar os seus dados na nuvem, por exemplo. Essas integrações são o grande benefício de uma solução unificada e integrada, que simplifica os seus processos e reduz os custos operacionais.

     Gestão de conteúdo:  Outra vantagem do SharePoint é a sua capacidade de armazenar, organizar e compartilhar informações de forma segura e fácil. Isso acontece com a criação de bibliotecas de documentos, listas de tarefas, calendários, fóruns, wikis e blogs para gerenciar os seus projetos, processos e conhecimentos.

     Em cada um desses níveis, você pode definir permissões, políticas e regras de acesso para controlar quem pode ver, editar ou excluir os conteúdos. Através da pesquisa inteligente do SharePoint, os colaboradores podem encontrar rapidamente as informações que precisam, usando filtros, refinamentos e termos relevantes.

    Vale destacar que essa pesquisa utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial e aprendizado de máquina, que entendem o contexto e a intenção da sua busca, e oferecem resultados personalizados e precisos.

     Experiência e engajamento dos colaboradores: uma intranet inteligente melhora substancialmente a forma como os funcionários interagem entre si e em suas rotinas de trabalho.

     Criar uma intranet no SharePoint atrativa e interativa é uma ótima estratégia para deixar todo o time alinhado com os valores e a cultura da sua empresa. O software permite utilizar muitos recursos visuais, como imagens, vídeos, gráficos e ícones – que tornam os conteúdos muito mais dinâmicos e atraentes.

     Já os recursos sociais como comentários, curtidas, enquetes e gamificação estimulam a participação e o feedback dos funcionários. Ter uma intranet inteligente promove a colaboração, a inovação e a satisfação no trabalho.

    Esses recursos também contribuem para aumentar o senso de pertencimento e reconhecimento dos funcionários, que se sentem mais valorizados e motivados pela empresa.

    Aumento da produtividade: com informações de fácil acesso e recursos de colaboração entre as equipes, a melhoria na produtividade logo pode ser notada.

    Seu time não vai mais perder tempo procurando documentos, e os problemas de comunicação entre membros da equipe também não vão mais existir.

   A colaboração de pessoas em diferentes locais nos mesmos arquivos não será um problema, bem como disseminar informações importantes para os colaboradores.

   Para empresas que já aderiram ao home office ou tem interesse em apostar em modelos de trabalho híbridos e remotos, o SharePoint é a melhor escolha.

   Como criar uma intranet no SharePoint?

    A K2M é parceira Microsoft certificada em “Modern Workplace”, e oferece os serviços de implementação, customização, suporte e treinamento de usuários chave da sua intranet.

    Se você tem pressa, conheça o “K2M QuickSharePoint”, nosso serviço de implementação de intranet em 15 dias.

    Se você se interessou, entre em contato com o nosso time e tenha intranet inteligente que irá trazer flexibilidade, personalização, integração, segurança, facilidade de uso, experiência e engajamento dos funcionários.

    Ao desbloquear o poder do SharePoint, você pode transformar a sua intranet em um ativo estratégico para o seu negócio.

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de