4 Benefícios de Transformar seus Colaboradores em Citizen Developers

segunda-feira, 8 de março de 2021 Por Felipe Barbosa Miléo Em Automação de Processos,Nintex,RPA,BPA,BPM,Citizen Developer,Workflow
O que é Citizen Developer e qual sua importância?
O conceito de Citizen Developer foi cunhado em 2018, mas as empresas de software já vinham trabalhando em produzir softwares para atender a este perfil nas organizações já há bastante tempo. O principal objetivo deste conceito é definir como pessoas da área de negócios podem ser capazes de desenvolver aplicações que resolvam problemas internos.

Com a onda de transformação digital nas empresas e de acordo pesquisas do Gartner e da Forrester, a demanda por soluções digitais nas organizações é maior do que o número de pessoas disponíveis para desenvolver dentro das áreas de TI. Esse fator, no caso, cria um fenômeno chamado de Shadow IT, que é quando ocorre a criação de ferramentas paralelas à área de TI, sem o acompanhamento apropriado. Desse modo, a solução criada passa a estar sujeita a riscos e problemas.

Como resolução para este problema, criou-se o conceito de  Citizen Developer, que busca levar essas pessoas das áreas de negócios para dentro da governança da TI, de modo que esta funcione como um órgão acessor ou regulamentador e não mais dominador.  

Aplicando esse conceito, a criação de soluções, agora sob padrões definidos, resulta em velocidade, corte de custos, aumento de produtividade e principalmente  transformação digital crescente. Esses reflexos são fatores importantes para a profissionalização e maturidade das áreas e da organizações e para a criação de soluções focadas no negócio.

O que é Citizen Developer: Aumento de Maturidade
Essa nova cultura torna-se cada vez mais importante. Para se ter ideia, uma  pesquisa recente do Gartner indica que 61% das empresas planejam utilizar os conceitos de Citizen Developer, conscientizando e integrando os perfis técnicos (área de TI) com as áreas de negócios para que se regulamente todo o conhecimento no desenvolvimento de soluções técnicas de maneira rápida, com governança, segurança e planejamento. A inovação tecnológica proporcionou aos colaboradores em geral algumas ferramentas poderosas para resolver rapidamente problemas de fluxo de trabalho.

Mais especificamente, o software “low-code” e, principalmente, o “no-code” permitiu o surgimento dos chamados Citizen Developers que tem capacidade de criarem fluxos de trabalho automatizados que enderecem problemas de negócios, sem ter que esperar por uma iniciativa da área de tecnologia.

Aqui, o nosso foco será em quatro dos maiores benefícios que eles trazem.

1. Redução da carga de trabalho da TI
As empresas estão sempre buscando modernizar e automatizar seus processos de negócios. Tradicionalmente, os departamentos de TI assumem o ônus de desenvolver e implantar aplicações para realizar isso. No entanto, os departamentos de TI geralmente não dispõem nem de tempo e nem de recursos para lidar com mais demandas do que os projetos mais críticos.

Capacitar e empoderar colaboradores a se tornarem Citizen Developers nas áreas de negócios a criar suas próprias aplicações de negócios alivia essa pressão, permitindo que mais processos sejam automatizados mais rapidamente e dando aos “especialistas locais” o poder de resolver os próprios problemas.

Algumas pesquisas mostram que 80% das organizações notaram os benefícios dos Citizen Developers e deram mais espaço à TI. Como os desenvolvedores cidadãos geralmente passam suas carreiras trabalhando em suas áreas de negócios, eles geralmente têm uma compreensão diferenciada dos processos. Quem melhor para entender a forma de aprimorar um fluxo de trabalho do que os colaboradores na linha de frente?

2. Aumento da agilidade nos negócios
Agilidade nos negócios é a capacidade de uma organização se adaptar rapidamente às mudanças internas e externas, mantendo-se flexível às demandas do mercado e dos clientes. Quatro em cada cinco executivos disseram à Forbes que a agilidade é a característica mais importante de uma organização bem-sucedida. O aumento da concorrência, as flutuações do mercado e as inovações tecnológicas obrigam as empresas, atualmente, a responder ainda mais rapidamente.

Aqui estão alguns dos benefícios da agilidade dos negócios:
  • Detecção rápida de aplicações e/ou processos ineficazes ou obsoletos;
  • Celeridade na implantação de novas aplicações;
  • Mais rapidez nas iniciativas de inovação;
  • Aprimoramento na experiência do colaborador;
  • Aumento do moral dos colaboradores.
Citizen Developers dedicados podem lidar com problemas imediatamente, ao invés de esperarem a fila de demandas da TI para atendê-los; eles podem minimizar o tempo entre identificar problemas e resolvê-los.

3. Envolvimento da sua força de trabalho
Pesquisas realizadas pela Gallup mostram que cerca de um terço dos trabalhadores (americanos) estão comprometidos e empenhados em suas atividades profissionais, e este número vem aumentando nos últimos dois anos. No entanto, os colaboradores menos satisfeitos ainda custam às empresas bilhões de dólares por ano em perda de produtividade. Ao considerar a angústia que elas espalham no local de trabalho, as vantagens de priorizar o envolvimento dos funcionários são claras.

Veja essas estatísticas:
  • Colaboradores envolvidos são 43% mais produtivos;
  • Três quartos dos 4.300 colaboradores participantes da pesquisa disseram que a falta de oportunidades de desenvolvimento os impedia de atingir todo o seu potencial;
  • 56% dos executivos de RH consideraram treinamento e desenvolvimento como facilitadores essenciais dos negócios.
Colaboradores querem se envolver, mas dizem estar frustrados com a falta de oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Capacite seus colaboradores, aproveitando a função de Citizen Developer. Entregue a eles as ferramentas para criar soluções para seus próprios problemas. Ver a aplicação de negócios implantada e assistir aos resultados em tempo real aumentará o moral, a motivação e a sensação de inclusão.

4. Empoderamento dos colaboradores
Outro benefício de capacitar colaboradores em Citizen Developers é o empoderamento que seus colaboradores obterão na solução de problemas ou na melhoria de processos. Isso permite com que eles cheguem à raiz dos problemas mais rapidamente, permitindo que eles realizem seu trabalho com mais rapidez e facilidade e promovendo autonomia.

Ao se motivar e capacitar os colaboradores a desenvolverem seus próprios aplicativos de negócios em uma plataforma de software gerenciada, isso promove sofisticação e segurança. Sua organização pode transformar colaboradores experientes em tecnologia em Citizen Developers, o que é um ótimo movimento para toda a organização.

Escolha a Nintex e obtenha os benefícios dos Citizen Developers
A Nintex é uma solução de software sem código que dá à área de negócios o poder de usar seus conhecimentos pré-existentes para mapear e automatizar os processos com os quais trabalham diariamente. Os colaboradores podem descobrir onde estão os gargalos e as razões pelas quais impedem o progresso em toda uma gama de tarefas e projetos, quais processos estão funcionando bem e eliminar aplicações e fluxos de trabalho redundantes.

A Nintex garante que suas aplicações de negócios, processos e fluxos de trabalho sejam consistentes e compatíveis, dando a visibilidade para alterar e, de maneira fácil, melhorar processos individuais.  Tudo isso enquanto capacita Citizen Developers, aumentando o moral e reduzindo custos.

Se você quiser aprender como começar a desenvolver e capacitar Citizen Developers em sua organização, entre em contato conosco agora para que possamos conversar sobre as suas necessidades.

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de