Existe uma metáfora no mundo corporativo que diz que a empresa é como um chuveiro: a área comercial é o tubo por onde entra a água (o dinheiro) e as outras áreas da empresa são apenas furos por onde a água escoa. Brincadeiras à parte, uma verdade é absoluta: o time de vendas é o coração da empresa. Se essa equipe não estiver pulsando e distribuindo energia vital para todos os outros departamentos, não existe negócio que sobreviva.
Com a competitividade cada dia maior, os esforços para que uma venda seja concluída são cada vez maiores, e ferramentas e táticas de vendas que outrora eram muito eficientes já não apresentam o mesmo resultado.
Ao mesmo tempo, com a digitalização das relações, a equipe de marketing trabalha cada dia mais perto dos executivos de vendas, e essa parceria é peça chave para um resultado positivo. É preciso desenhar o ciclo de marketing e vendas de forma estratégica, para que a equipe consiga gerar leads, fechar negócios e manter os clientes satisfeitos.
Esse ciclo funcionando perfeitamente é essencial para que a empresa consiga se manter em crescimento constante e com uma margem de lucro positiva. Por isso, vamos falar agora sobre uma ferramenta completa que a Microsoft desenvolveu para ajudar as empresas a aumentar a eficiência dos processos de venda, atendimento e marketing: o
Dynamics 365.
O
Dynamics 365 é um conjunto de aplicativos de negócios inteligentes da Microsoft que englobam CRM e ERP em uma só plataforma para oferecer eficiência operacional, permitindo que as empresas se tornem mais ágeis e menos complexas sem aumentar os gastos.
Falando especificamente do aplicativo para vendas, seu objetivo é centralizar as informações dos clientes que estejam em qualquer etapa do funil, conectando marketing e vendas e aumentando o engajamento dos clientes e a produtividade da equipe.
A seguir, vamos detalhar algumas das principais funcionalidades dos módulos
Dynamics 365 Sales e Marketing.
Gestão do relacionamento
Através da ferramenta é possível gerenciar o relacionamento desde a captação do lead – seja ela por campanhas de mídia paga, landing pages, redes sociais, formulários no site ou outras fontes – até o pós-venda.
A equipe de marketing consegue gerenciar formulários e resultados de campanha dentro da ferramenta, enquanto a equipe de vendas pode tratar o contato e registrar todas as suas interações com o cliente, como reuniões, emails, etc.
Além disso, é possível salvar todo o histórico do cliente, e encontrar informações por contatos e por empresas. Toda essa infinidade de dados ajuda a personalizar as abordagens de venda e deixá-las mais efetivas.
O Dynamics 365 também analisa esses dados e fornece insights sobre padrões de comportamento e tendências, apoiando uma tomada de decisão mais madura pela equipe de vendas.
Automação da força de vendas
A aplicação permite que tarefas repetitivas possam ser automatizadas, poupando o tempo da equipe para atividades estratégicas. É possível automatizar, por exemplo, o acompanhamento de leads, a criação de orçamentos e propostas, o gerenciamento dos contratos e a geração de alguns relatórios.
Essa função é muito importante não só para economia de tempo, mas também para reduzir os erros e melhorar a produtividade da equipe.
Previsão de Vendas
Uma projeção de resultados assertiva é fundamental para o bom trabalho da equipe de vendas. O Dynamics tem recursos avançados que oferecem dados confiáveis de análise e previsão.
Dessa forma, as empresas conseguem identificar tendências de vendas, enxergar com clareza as oportunidades e focar os esforços onde estão as chances reais de fechar negócio.
Baseados no histórico de negociações e contas e nas informações em tempo real, o time consegue priorizar leads, estabelecer metas realistas e otimizar o trabalho.
Colaboração e Comunicação
O Dynamics 365 permite que os membros da equipe colaborem em tempo real, compartilhem informações e encontrem rapidamente respostas sobre contas e contatos. A ferramenta também permite uma comunicação muito eficaz, pois integra email, chat e compartilhamento de documentos, através de outros aplicativos da Microsoft, como Outlook e Teams.
Tudo isso melhora a eficiência e garante o alinhamento do time.
Mobilidade
Através do Dynamics 365 Mobile App seus colaboradores vão acompanhar as informações do CRM de qualquer lugar, em diversos dispositivos. Isso é extremamente importante, principalmente considerando o cenário atual, em que as pessoas podem trabalhar em qualquer lugar, e a realidade do time de vendas – que tem uma necessidade de deslocamento ainda maior.
Uma vantagem competitiva essencial, que traz flexibilidade e melhora o tempo de resposta do time.
Implantação do
Dynamics 365 for Sales em 2 semanas.
A K2M tem um processo já comprovado de implantação do Dynamics 365 for Sales que entrega um ambiente pronto e capacita os seus colaboradores em apenas 2 semanas! Nós chamamos esse acelerador de solução de
K2M QuickStart Dynamics 365 for Sales.
Nossa equipe irá implantar a plataforma de acordo com a sua atuação e as necessidades do seu negócio.
Em poucos dias, seu time vai ter à disposição essa poderosa plataforma, já com os dados de seus clientes carregados. Depois de um treinamento de aproximadamente 4 horas, seus executivos estarão habilitados para extrair os melhores resultados possíveis do Dynamics 365!
Entre em contato com o nosso time para saber mais sobre o assunto.