Aos 60 anos, o Prêmio Jabuti inova também na tecnologia

quarta-feira, 14 de novembro de 2018 Por Gilberto Franco Em Dynamics 365,Prêmio Jabuti,K2M Soluções

O Prêmio Jabuti, mais respeitado prêmio literário do Brasil, na sua edição de 2018 completou 60 anos de existência.

Pensar em algo tão longevo e tradicional pode nos remeter a falta de inovação, mas foi justamente o contrário o que aconteceu este ano.

O Jabuti inovou em vários aspectos, desde a inclusão de novas categorias e sua racionalização diminuindo-as em quantidade, ao deixar para divulgar os vencedores durante a cerimônia e até na surpresa que os jurados nos reservaram para o maior prêmio da noite. O vencedor do Livro do Ano, o prêmio mais importante, foi um autor independente, de uma cidade com vinte mil habitantes do interior do Ceará que, em suas próprias palavras "nunca tinha viajado para o Sul", e que se auto publicou.

Quem acompanhou ao vivo a transmissão da cerimônia pela Internet, pode notar que o Google estava mostrando em tempo real os vencedores de cada categoria. Muitas pessoas podem pensar que o Google tinha lá um jornalista acompanhando e atualizando a informação no seu site. Esta é a impressão que temos, mas na verdade tudo aconteceu através da indexação do site do Prêmio Jabuti. Mas o Google indexa a Internet em tempo real? Quem está familiarizado sabe que ao publicarmos algo na Internet pode demorar até alguns dias para que este novo conteúdo seja indexado.

O novo Web Site do Prêmio Jabuti foi construído pela K2M utilizando-se da plataforma Dynamics 365 Portals que, com suas capacidades de publicação em tempo real, tornou isto possível.

Mas as inovações tecnológicas não param por aí, começaram desde o processo de inscrição das obras que concorreram ao prêmio.

O Prêmio Jabuti recebe milhares de inscrições, o que se traduz em milhares de obras que devem ser entregues para os jurados de cada categoria. Imagine a logística de distribuição de  milhares de obras multiplicado pelo número de  exemplares para cada jurado em um período de menos de um mês. Além de complicado isto também consumia mais recursos do prêmio. E era assim que era até o ano passado.

Este ano o processo de inscrição, pagamento, entrega das obras, distribuição aos jurados, julgamento, apuração e divulgação foi realizado de forma totalmente digital. A K2M Soluções, utilizando-se da plataforma em nuvem Microsoft Dynamics 365,  desenvolveu o novo sistema.

Todos os livros foram entregues e distribuídos em formato digital, diretamente através de upload na plataforma de inscrição e ficaram armazenados em um repositório na nuvem do Microsoft Azure.

Os Jurados puderam se logar na plataforma, de forma segura, selecionar as obras que iriam julgar e baixar o livro em formato digital. Após isto, puderam computar suas notas online. O sistema de apuração desenvolvido foi auditado por uma auditoria independente de forma a garantir toda a segurança e lisura no processo de uma premiação tão importante. Até a divulgação dos premiados na noite da cerimônia aconteceu de forma automatizada para sua publicação oficial no web site do prêmio.

Foi um grande desafio que tinha datas definidas para cada uma das etapas e a K2M encarou-as cumprindo estritamente os prazos, sem horas extras e com qualidade impecável.

O melhor de tudo é que a plataforma está totalmente preparada para os próximos anos.

Estamos muito orgulhosos de ter participado deste processo.

Parabéns aos premiados e que venham os próximos!

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de