A ascensão dos bots: por que a escolha certa do software de RPA é fundamental para o futuro da sua organização

quinta-feira, 20 de agosto de 2020 Por Gilberto Franco Em Automação de Processos,Nintex,RPA

Publicado originalmente em 25 de fevereiro de 2020, no blog Nintex 

Quando você escuta a palavra "bot", em que você pensa? Se você imagina uma máquina humanoide prateada, está assistindo a muitos filmes de ficção científica. Atualmente, tal palavra se refere a uma aplicação de software configurável que é treinada para executar tarefas automatizadas. O software de automação de processo robótico (RPA) cresceu em popularidade entre as empresas que desejam participar da revolução digital - ele permite que muitas tarefas manuais, demoradas e monótonas sejam concluídas pelos tais ‘bots’ treinados. 

Neste artigo, forneceremos um contexto sobre o que se pode atingir com a utilização do software RPA, como pode ser usado para diferentes fins e quais são os melhores métodos para integrá-lo às suas operações de negócios. 

O que é RPA? 

Para entender o conceito de software RPA, não precisamos procurar além das máquinas e linhas de montagem do chão de fábrica. 

Projetadas para uma única finalidade, essas máquinas são capazes de concluir tarefas mais rapidamente que os humanos além de fornecerem resultados mais consistentes. 

A implementação de processos automatizados em uma fábrica reduz bastante o tempo necessário para a montagem de produtos além de permitir que os trabalhadores humanos mantenham a linha de produção funcionando sem problemas. Os benefícios na realidade são óbvios. No entanto, como podemos nos beneficiar de tecnologia semelhante quando todos os nossos ativos são digitais? 

Vamos nos tornar digitais 

O melhor software RPA executa funções semelhantes às máquinas da linha de montagem. Ao invés de deixar as empresas codificarem e criarem seus próprios ‘bots’, o que exige muita programação e gerenciamento, o software RPA fornece uma interface de usuário pré-configurada, que permite aos usuários criarem ‘bots’ rapidamente, com pouca ou nenhuma codificação necessária. 

Os usuários podem designar a tarefa para um ‘bot’ concluí-la e supervisionar o progresso do ‘bot’ por meio do software: centenas de tarefas podem ser concluídas com precisão em segundos, deixando os humanos concentrados em um trabalho de maior valor agregado. 

O apelo do software RPA é evidente. É eficiente de uma maneira que os humanos nunca poderiam ser, o que pode levar as empresas a um nível de produtividade que apenas sonhava-se no passado. Mas tudo isso não é tão simples quanto somente escolher uma solução de software RPA, implementá-la e imediatamente colher os benefícios. 

Antes de qualquer coisa, você precisará saber exatamente como ele pode se encaixar na sua infraestrutura de TI existente. 

Lugar certo, hora certa 

Os robôs RPA são projetados para concluir tarefas simples. Isso significa que, embora estejam limitados a tarefas que não requerem tomada de decisão, eles são bastante flexíveis em sua funcionalidade. 

Por exemplo, um ‘bot’ é perfeitamente adequado para tarefas como processamento de imagem ou raspagem de tela, o que pode ser feito em segundos. 

Um dos erros que muitas empresas cometem ao integrar ‘bots’ em seu ambiente de tecnologia, é o de esperar que o RPA resolva todas as suas necessidades a longo prazo. Os robôs podem automatizar tarefas individuais, mas não podem automatizar um processo de ponta a ponta. Isso ocorre porque eles não pensam criticamente ou tomam decisões. Se houver a integração de um software RPA ao ambiente de tecnologia de sua organização, isso deve ocorrer da forma certa e pelas razões e necessidades certas. 

Muitas organizações desejam integrar um software de RPA para solucionar deficiências em seus processos, mas não querem arriscar uma interrupção em todo o ambiente de tecnologia. 

Alcançar resultados positivos em automação com sistemas legados mais antigos pode ser difícil, porque nessas situações uma integração de API talvez ainda não exista. Sem ela, uma organização precisará codificar sua própria solução, o que requer habilidades de programação de recursos internos ou a assistência de terceiros. 

A escolha correta do software RPA  

A chave para integrar o RPA à sua empresa é encontrar o software RPA certo. 

Uma solução que não requer código é a melhor aposta para muitos. Algumas empresas podem gastar tempo e dinheiro codificando seus próprios ‘bots’ quando as APIs ficam aquém do atual ambiente de tecnologia, porém, isso não é viável para a maioria. Encontrar uma plataforma ‘no-code’ que permita aos colaboradores sem conhecimento de codificação projetar e implantar ‘bots’ fará com que ocorra a democratização da automação em uma organização. 

Nintex: sua plataforma RPA flexível  

Ao utilizar a plataforma Nintex RPA, as empresas pagam apenas pelos processos que automatizam e não pelo número de ‘bots’ implantados, criando uma maneira flexível de integrar o RPA a qualquer local de trabalho. Escalando no seu próprio ritmo, as empresas podem se concentrar nos resultados que desejam obter com os ‘bots’. 

Nintex RPA fornece mais de 300 ações que se conectam facilmente a aplicações, documentos e serviços, incluindo sites, planilhas e aplicações legadas, que podem ser facilmente incluídas nos seus fluxos de ‘bots’. Com uma interface simples de arrastar e soltar, os usuários podem aproveitar o poder da automação de nível corporativo sem o conhecimento técnico de tecnologia. 

O futuro é agora e é muito mais fácil entrar nele com as ferramentas certas. Vamos conversar sobre esse e outros assuntos relacionados à automação de processos de negócios?

K2M Soluções | Nintex Certified Partner

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de