Embora a gamificação na aprendizagem seja criada principalmente no design do conteúdo do curso, o LMS365 inclui várias funcionalidades que são especificamente projetadas para adicionar elementos de jogos à aprendizagem. Neste artigo, conceituamos a gamificação e detalhamos as funções que estão disponíveis e como elas podem motivar os alunos a alcançar objetivos de aprendizagem com recursos semelhantes a jogos.
O que é Gamificação?
Podemos resumir gamificação como: adicionar elementos de jogos a coisas ou atividades que não são jogos premiando o comportamento desejado do usuário neste contexto. Para tanto utilizamos técnicas como por exemplo: atribuir pontos, desbloquear conquistas, criar competições, apresentar placar de competidores e suas pontuações, e atribuir recompensas utilizando dinheiro virtual.
A utilização de técnicas de gamificação nos traz uma série de benefícios quando se trata de aprendizagem corporativa, como:
- Aumentar os níveis de motivação dos alunos;
- Aumentar a retenção do conhecimento;
- Melhorar o engajamento dos alunos através de mecanismos sociais como badges, pontos, e placares.
O LMS 365 e a Gamificação
Os sistemas LMS tradicionais carregam décadas de "pensamento antigo" no núcleo de seu código, tornando-os complicados, inflexíveis, desconectados e difíceis de usar e de implantar.
Um LMS moderno precisa ser implantado rapidamente, conectado e remover silos. Ele tem que se integrar com outros sistemas e com as ferramentas que usamos no dia a dia. Precisa ser capaz de trocar dados, se comunicar e promover a colaboração.
Um Sistema de Gestão de Aprendizagem deve ser capaz de abranger não apenas usuários internos, mas também incluir usuários externos e, finalmente, precisa ser fácil de usar e ser administrado.
A única resposta que a K2M conseguiu a estas necessidades foi o LMS365 e por isto o trouxemos ao Brasil.
LMS365 é construído no Microsoft 365 para aproveitar ao máximo o poder de todos os seus componentes, transformando seu ambiente em um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem integrado, com conteúdo agnóstico integrado e cheio de recursos.
O LMS365 é totalmente imerso em seu ambiente Microsoft Office 365, permitindo uma experiência rica e fluida para gerentes e alunos sem nunca deixar seu local de trabalho digital.
Acessado por meio do SharePoint e Microsoft Teams, sem a necessidade de lembrar um nome de usuário, senha ou URL, e com a entrega de notificações, lembretes e convites de calendário via Outlook. O LMS365 facilmente se tornou um dos mais integrados Sistemas de Gestão de Aprendizagem do mundo.
O LMS365 inclui várias funcionalidades que são especificamente projetadas para adicionar elementos de jogos à aprendizagem.
A Tabela de Líderes
O Placar do LMS365 permite que os alunos vejam como estão se saindo contra os outros. Ao destacar os melhores desempenhos e mostrar claramente as conquistas dos alunos — como UFCs (Unidades de Formação Contínua) obtidas, treinamentos completados e certificados adquiridos — a Tabela de Lideres adiciona um elemento competitivo à conclusão do treinamento.
Níveis com o LMS365 Competency Framework
O LMS365 Competency Framework e seus pré-requisitos nos permitem mapear uma jornada de aprendizagem composta por diferentes níveis.
Usando conjuntos de escala, você pode anexar diferentes níveis a cursos em um plano de treinamento. Ao habilitar pré-requisitos para cursos no plano de treinamento, você pode garantir que os alunos passem por cada nível, garantindo que cursos de nível superior somente sejam desbloqueados após a conclusão de cursos de nível inferior.
À medida que os alunos completam um curso de um nível, eles alcançarão uma competência correspondente, e podem comemorar que agora subiram um nível em proficiência.
Painel de progresso no Meu Painel de Formação
A visão geral no Meu Painel de Treinamento fornece a cada aluno uma visão geral gráfica e personalizada de seu progresso de treinamento. Delineando claramente os objetivos individuais de aprendizagem do aluno, bem como o progresso com estes, mantém os alunos no caminho certo com sua jornada de aprendizado.
Pontos como Unidades de Formação Contínua (UFCs) e pontos de respostas a questionários
Muitos jogos usam pontos para recompensar o esforço e quantificar o progresso de um jogador.
Com as UFCs do LMS365, você pode recompensar o aluno com uma série de UFCs por passar em treinamentos específicos. Os alunos podem acompanhar seus UFCs no Meu Painel de Formação e acompanhar à medida que ganham mais pontos sempre que completarem o treinamento com sucesso.
Os alunos também podem ser premiados com pontos para cada resposta correta em um quiz. Se ativado, os alunos verão quantos pontos cada pergunta vale no quiz, e no final do quiz, eles terão uma visão geral de quantos pontos ganharam.
Gamificação com LMS365 Quizzes
Quizzes no LMS365 podem ser configurados para engajar o aluno com mecânica de gamificação.
Pontuação
Caso as opções de
Mostrar Pontuação Durante o Quiz e Mostrar Pontuação quando Completar estiverem habilitadas, os alunos verão sua pontuação no quiz durante o teste e após a conclusão, ajudando-os a avaliar seu desempenho e a serem recompensados com uma sensação de realização.
Os alunos podem receber
pontos para cada pergunta que for respondida corretamente.
Feedback instantâneo
Se a opção
Mostrar pontuação durante o quiz estiver ativada, os alunos receberão feedback imediato sobre suas respostas para perguntas de questionário e entenderão como elas estão se saindo em tempo real.
Isso permite que os alunos recebam avaliação no fluxo de aprendizado e ganhem feedback para ajudá-los a alcançar metas de aprendizagem. Além disso,
ativa o sistema de recompensa cerebral dos alunos com feedback positivo (quando as respostas estão corretas).
Prazo
Para adicionar alguma empolgação adicional, você pode
ativar a opção temporizador de um teste. Isso colocará um limite no tempo que os alunos têm para completar o teste e torná-lo um desafio para eles completarem o teste antes que o tempo se esgotem.
Questões do Quiz mais empolgantes
O LMS365 oferece nove diferentes tipos de questões no Quiz que permitem criar perguntas desafiadoras de quiz que engajam os alunos.
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Escolha múltipla, resposta múltipla e verdadeiro ou falso permitem a criação rápida de testes e que você apresente aos alunos opções de respostas divertidas e alternativas.
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Ordenação, correspondência, hot spot e preenchimento de lacunas desafie o aluno a resolver a questões, respectivamente, colocando as respostas na ordem certa, combinar itens corretamente, marcar uma determinada área de uma imagem ou descobrir as palavras que faltam de uma frase.
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Resposta curta e resposta de texto livre permita aos alunos considerarem a pergunta enquanto formulam uma resposta personalizada.