Como o RPA está transformando Instituições Financeiras

quarta-feira, 14 de outubro de 2020 Por Gilberto Franco Em Automação de Processos,RPA,BPA,BPM,Instituições Financeiras,Bancos,Seguradoras

Publicado originalmente no blog Nintex e traduzido pela K2M Soluções 

O setor financeiro está enfrentando atualmente uma série de desafios. Da ascensão dos neobanks à regulação cada vez mais rigorosa, as empresas constantemente precisam se adaptar, simplificar a operação e reduzir custos. 

A Automação de Processos Robóticos ou RPA, sigla em inglês para Robotic Process Automation, está sendo apontada como uma ferramenta potencial que pode ajudar os bancos e as instituições financeiras a se adaptarem ao atual cenário de rápida mudança. Então, o que é o RPA e como sua organização pode se beneficiar com ele? 

O que é a Automação de Processos Robóticos ou RPA? 

O RPA é um software de automação que usa "robôs" de software para emular ações humanas em sistemas de computador. Os chamados bots de RPA podem ser treinados para executar sequências longas de tarefas e cálculos que envolvem a interação com várias aplicações, além da inserção ou extração de informações. 

Um exemplo básico de um processo de RPA bancário pode ser algo como: 

  • Um novo cliente do banco solicita um pequeno empréstimo diretamente via web site, preenchendo um formulário e fornecendo dados sobre sua empresa além de suas necessidades; 

  • bot do RPA acessa as informações importantes deste formulário e as coloca em outro sistema que pode calcular automaticamente se o cliente possui, por exemplo, garantias suficientes com base nas informações fornecidas; 

  • O robô então verifica o nome da empresa do cliente em relação a registros do governo, bancos de dados fiscais e um sistema de verificação de crédito; 

  • Se o empréstimo for aprovado, o bot poderá enviar um e-mail ao cliente para informá-lo. 

No passado, um colaborador altamente treinado teria que completar todas essas tarefas manuais, ocupando uma parte significativa do seu dia. Isso é um desperdício de recursos, usando pessoas para fazer pouco mais do que copiar e colar dados. Por outro lado, um bot RPA poderia processar e concluir tais tarefas em minutos. Isso libera o valioso tempo do colaborador para ser empregado em tarefas de maior valor estratégico. 

Por que as instituições financeiras precisam de RPA? 

Um número crescente de bancos e instituições financeiras estão se voltando para a RPA como uma solução de automação e relatando sucessos significativos. Por que a sua instituição deve considerar a implantação de tal tecnologia? 

  • Adaptar-se à sua tecnologia legada 

As instituições financeiras estão frequentemente na vanguarda da inovação digital. No entanto, uma vez que a maioria dos bancos também são empresas estabelecidas com um longo legado, a equipe continua a usar muitos sistemas de TI de BackOffice de missão crítica para concluir o trabalho diário. Embora a transformação digital seja certamente o objetivo final, o RPA permite que os bancos acelerem significativamente seus principais processos sem precisar reconstruir completamente sua infraestrutura de TI. 

  • Melhorar a eficiência operacional 

Talvez o principal apelo do RPA seja que ele possa ajudar os bancos a melhorar muito a eficiência operacional, em até 70% segundo alguns estudos. Uma ampla gama de tarefas repetitivas e manuais, como transcrição, reconciliação de dados, cancelamento de dívidas incobráveis ​​ou geração de relatórios, podem ser completadas por bots RPA de forma muito mais rápida em comparação com humanos. Além disso, os bots não estão sujeitos à cansaço, ausências por problemas de saúde e nem cometem erros (supondo que tenham sido programados corretamente), e podem trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana. 

  • Economizar dinheiro 

A RPA pode reduzir os custos de administração em até 80%, economizando para os bancos dezenas de milhões de reais por ano e ajudando-os a evitar custos de terceirização ou investir em pessoal temporário.

  • Aprimorar a forma como as pessoas trabalham 

Embora os bots de RPA substituam os humanos em algumas tarefas, eles podem realmente melhorar outras. Pergunte a um colaborador do banco, inteligente e bem treinado, se ele quer usar suas habilidades copiando e colando dados o dia todo, e todos darão a mesma resposta. O RPA pode liberar tempo para se concentrar no atendimento ao cliente e em outras tarefas de maior valor. 

  • Nenhum ou baixa incidência de código

A maioria dos bots RPA precisa de nenhuma ou muito pouca programação para colocá-los em funcionamento. A equipe não precisa ser engenheiros de software para treiná-los. Isso significa que os bots podem ser treinados de forma rápida e flexível para realizar uma ampla gama de tarefas. 

Como introduzir o RPA em uma instituição financeira 

O RPA faz sentido para você? Então, por onde começar? Aqui estão algumas dicas sobre como implantar um RPA na sua instituição financeira: 

1. Avalie seus processos
​​​​Escolha um departamento que atualmente executa muitos processos e analise quais processos exigem pouco ou nenhum julgamento humano. Crie uma lista de processos para testar com o RPA.

2. Construa um Business Case

Descubra quanto impacto o RPA pode ter em termos de redução de custos. Se o Business Case permanecer, passe para a Etapa 3. 

3. A K2M está aqui para apoiá-lo
A K2M, como seu parceiro de solução RPA, apoiará você a mapear processos e criar soluções adequadas para sua organização. 

Sua organização está preparada para o RPA? 

O RPA apresenta uma oportunidade atraente para bancos, instituições de crédito, provedores de serviços financeiros entre outras instituições, para concretizar seus planos de transformação digital. À medida que os bancos enfrentam a concorrência de novas startups, além de aumentar a regulamentação, o RPA oferece uma solução inteligente para rapidamente gerar economias e aumentar a eficiência. 

Para saber mais sobre todas essas iniciativas e sobre como a Plataforma Nintex pode ajudar sua organização, entre em contato conosco agora e agende uma demonstração.

K2M Soluções | Nintex Certified Partner. 

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de