O papel do Business Intelligence na Tomada de Decisões Corporativas

segunda-feira, 11 de setembro de 2023 Por Bruno Vieira Miranda Em Dados,Power BI,Business Intelligence,Data Analytics

     A capacidade que um líder tem em tomar decisões estratégicas com base em informações e com rapidez é crucial para o sucesso de uma empresa. Por isso, cada vez mais as organizações recorrem ao Business Intelligence (BI) para obter insights a partir de dados, que são capazes de proporcionar uma vantagem competitiva significativa.

     Muitas empresas criaram áreas específicas de Business Intelligence, que centralizam práticas, tecnologias e ferramentas que irão coletar, organizar e analisar dados para obter insights que vão direcionar as decisões e ações de várias áreas - impactando desde a definição de estratégias até a otimização de processos operacionais.

     Áreas de BI bem estruturadas estão transformando a maneira como C-levels estão conduzindo a tomada de decisões corporativas, e é a tecnologia e as plataformas de dados cada dia mais completas que tem tornado tudo isso possível.

     Mas, mesmo organizações que não podem ter uma área completam dedicada ao tratamento de dados, é possível extrair insights e tomar decisões a partir de dados, desde que as ferramentas corretas sejam utilizadas.

     Nesse contexto, uma das melhores ferramentas de BI disponíveis no mercado é o Power BI, desenvolvida pela Microsoft.

     O Power BI tem ganhado cada dia mais destaque principalmente por sua versatilidade e pela facilidade de uso, tornando possível que organizações transformem dados em ações em pouco tempo.

     A ferramenta tem recursos que simplificam a análise de dados e tornam os insights acessíveis a todos os níveis da empresa, desde os C-levels até os analistas de dados.

    Conheça os diferenciais do Power BI

     Conectividade com Diversas Fontes de Dados: O Power BI permite que as empresas importem dados de uma variedade de fontes, desde planilhas Excel até bancos de dados complexos e até mesmo serviços em nuvem como o Azure e o SharePoint. Isso facilita a consolidação de informações de diferentes partes da organização. 

     Visualizações Interativas: Uma das características marcantes do Power BI são suas visualizações interativas. Gráficos, tabelas e mapas dinâmicos tornam mais fácil para os tomadores de decisão entenderem os dados de maneira clara e rápida. 

     Análise de Desempenho em Tempo Real: A capacidade de acompanhar o desempenho em tempo real permite que os líderes ajustem suas estratégias rapidamente para aproveitar oportunidades ou mitigar riscos, já que estão cientes de qualquer mudança nos indicadores-chave de desempenho (KPIs) da organização).

     Mobilidade: A compatibilidade com dispositivos móveis permite que os executivos acessem informações críticas a qualquer hora e em qualquer lugar.

     Capacidade de Análise Preditiva: O Power BI também permite a integração de análises avançadas e algoritmos de aprendizado de máquina, permitindo que as empresas façam previsões e identifiquem tendências futuras.

     Personalização de Relatórios: O Power BI permite que os relatórios sejam personalizados de acordo com as necessidades específicas dos usuários, tornando as informações mais relevantes e acessíveis.

     Todos esses diferenciais do Power BI se traduzem em vantagem competitiva para a empresa, trazendo principalmente a possibilidade de uma tomada de decisão mais rápida e precisa, uma vez que esse acesso fácil aos dados e insights tão claros apoia o processo.

     Além disso, os dados também trazem uma melhoria de eficiência operacional, pois o conhecimento do negócio evidencia onde estão as áreas de ineficiência e o desperdício de recursos, o que facilita a otimização dos processos empresariais.

     A K2M é um parceiro Microsoft especialista em Power BI, e podemos te ajudar tanto na implementação da ferramenta quanto no suporte ao uso.

     Se você quer começar a usar o Business Intelligence como um diferencial para o sucesso do seu negócio, fale com a nossa equipe!   

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de