Inteligência Artificial e Automação, qual a diferença?

quinta-feira, 13 de maio de 2021 Por Em Nintex,RPA,BPA,BPM,IA,Inteligência Artificial,Fluxos de Trabalho

Inteligência artificial já foi considerado um conceito futurista e distante de nossas vidas cotidianas, mas, nos últimos tempos, vem se tornando ainda mais “mainstream” e cotidiano – isso sem que muitos de nós nos déssemos conta das mudanças. 

A IA, a automação e o aprendizado de máquina estão mudando quase todos os negócios, desde o entretenimento, passando pelo varejo, indo até os serviços públicos e ao comércio, atingindo todos os níveis, do corporativo ao individual

As tecnologias são parte de uma tendência para a transformação digital, na qual processos manuais estão substituídos por processos digitais para acompanhar a inovação e a evolução das demandas da indústria, clientes e seus próprios colaboradores. Quando isso ocorre, é mais importante do que nunca saber exatamente o que significam tecnologias como IA e automação e o que elas podem fazer pela sua organização.

Automação voltada para as Pessoas

Automação de processos é ótimo para lidar com tarefas comuns e de grande volume, ele libera as pessoas para aplicarem mais tempo em ações estratégicas para o negócio, ao invés de realizarem procedimentos repetitivos. 

Um bom exemplo é o onboarding de colaboradores. A administração, orientação e configuração em geral exigem tempo e atenção de várias pessoas em vários departamentos. Este tempo custa dinheiro e todos os colaboradores envolvidos neste processo podem ser mais úteis de outras maneiras. 

Então, qual é a alternativa? A automação pode ser utilizada para atribuir os novos logins, licenças de software e equipamentos, adicionar os novos colaboradores aos sistemas de RH, e até mesmo agendar suas sessões de orientação.

Agora, imagine o que seu time poderia fazer com esse tempo todo que não estão gastando – sim, gastando - com essas tarefas rotineiras e repetitivas: 

  • RH pode se concentrar na busca dos melhores novos talentos; 

  • TI pode se concentrar nas necessidades de negócios e infraestrutura de grande porte, ao invés de limpar manualmente as pilhas de tíquetes de suporte. 

  • Vendas pode se concentrar em vendas e aquisição de novos clientes; 

  • Operações pode se concentrar no futuro. 

Isso é o que a automação faz, ajuda os seus colaboradores a aproveitarem o tempo que gastariam em tarefas manuais e repetitivas, de forma otimizada.  

Quanto mais inteligente, melhor!

A IA e o aprendizado de máquina podem trazer um nível mais alto de sofisticação, a capacidade de analisar e processar dados com mais eficiência do que jamais vista antes. 

Os sistemas IA / AM ficam mais inteligentes com o tempo porque aprendem fazendo, realizando processos repetidamente, analisando os resultados e melhorando constantemente através da experiência. Diferentemente de nós, humanos, as máquinas funcionam e aprendem muito mais rapidamente. 

Inteligência nos Processos 

Vejamos como tecnologias como essas podem ajudar sua organização a otimizar processos, reduzir custos e permitir que seus colaboradores aumentem o desempenho. 

A plataforma Nintex, que a K2M Soluções representa no Brasil, facilita a criação rápida de fluxos de trabalho automatizados, usando uma interface simples de arrastar e soltar sem necessidade de codificação. Melhor ainda, uma vez que um processo tenha sido automatizado, ele pode ser otimizado, para funcionar da maneira mais eficiente possível. 

A K2M e a Nintex chamam isso de "inteligência nos processos". Através da plataforma, proporcionamos a você a capacidade de adicionar balizadores em seus processos para que meçam e mostrem quando, onde, com que frequência e com que rapidez determinadas partes do fluxo são executadas. Com esse insight, você pode ter a informação de onde os processos ficam mais lentos e quebrados e, ao passo que você possui tais informações e seja capaz de enxergar possíveis problemas, pode corrigi-los ajustando seus fluxos de trabalho. Dessa forma, você pode melhorar continuamente a eficiência geral e aproveitar ao máximo seus recursos, o tempo todo. 

Afinal de contas, um ponto crucial da transformação digital é aliviar a carga administrativa dos colaboradores e gastar menos tempo e dinheiro nestes processos. Isso significa que seus colaboradores trabalharão com menos fadiga tecnológica e muito mais satisfação no dia a dia. 

Quer dar à sua jornada de transformação digital o impulso pelo qual ela está esperando e ajudar seu pessoal a atingir todo o seu potencial? Podemos ajudá-lo a fazer isso com baixo custo e com um mínimo de trabalho para a TI. Entre em contato conosco e peça já uma demonstração. 

Texto postado originalmente no Blog Nintex em 30/07/2019.

Inteligência Artificial e Automação, qual a diferença?

quinta-feira, 13 de maio de 2021 Por Felipe Barbosa Miléo Em Nintex,RPA,BPA,BPM,IA,Fluxos de Trabalho

Inteligência artificial já foi considerado um conceito futurista e distante de nossas vidas cotidianas, mas, nos últimos tempos, vem se tornando ainda mais “mainstream” e cotidiano – isso sem que muitos de nós nos déssemos conta das mudanças. 

A IA, a automação e o aprendizado de máquina estão mudando quase todos os negócios, desde o entretenimento, passando pelo varejo, indo até os serviços públicos e ao comércio, atingindo todos os níveis, do corporativo ao individual

As tecnologias são parte de uma tendência para a transformação digital, na qual processos manuais estão substituídos por processos digitais para acompanhar a inovação e a evolução das demandas da indústria, clientes e seus próprios colaboradores. Quando isso ocorre, é mais importante do que nunca saber exatamente o que significam tecnologias como IA e automação e o que elas podem fazer pela sua organização.

Automação voltada para as Pessoas

Automação de processos é ótimo para lidar com tarefas comuns e de grande volume, ele libera as pessoas para aplicarem mais tempo em ações estratégicas para o negócio, ao invés de realizarem procedimentos repetitivos. 

Um bom exemplo é o onboarding de colaboradores. A administração, orientação e configuração em geral exigem tempo e atenção de várias pessoas em vários departamentos. Este tempo custa dinheiro e todos os colaboradores envolvidos neste processo podem ser mais úteis de outras maneiras. 

Então, qual é a alternativa? A automação pode ser utilizada para atribuir os novos logins, licenças de software e equipamentos, adicionar os novos colaboradores aos sistemas de RH, e até mesmo agendar suas sessões de orientação.

Agora, imagine o que seu time poderia fazer com esse tempo todo que não estão gastando – sim, gastando - com essas tarefas rotineiras e repetitivas: 

  • RH pode se concentrar na busca dos melhores novos talentos; 

  • TI pode se concentrar nas necessidades de negócios e infraestrutura de grande porte, ao invés de limpar manualmente as pilhas de tíquetes de suporte. 

  • Vendas pode se concentrar em vendas e aquisição de novos clientes; 

  • Operações pode se concentrar no futuro. 

Isso é o que a automação faz, ajuda os seus colaboradores a aproveitarem o tempo que gastariam em tarefas manuais e repetitivas, de forma otimizada.  

Quanto mais inteligente, melhor!

A IA e o aprendizado de máquina podem trazer um nível mais alto de sofisticação, a capacidade de analisar e processar dados com mais eficiência do que jamais vista antes. 

Os sistemas IA / AM ficam mais inteligentes com o tempo porque aprendem fazendo, realizando processos repetidamente, analisando os resultados e melhorando constantemente através da experiência. Diferentemente de nós, humanos, as máquinas funcionam e aprendem muito mais rapidamente. 

Inteligência nos Processos 

Vejamos como tecnologias como essas podem ajudar sua organização a otimizar processos, reduzir custos e permitir que seus colaboradores aumentem o desempenho. 

A plataforma Nintex, que a K2M Soluções representa no Brasil, facilita a criação rápida de fluxos de trabalho automatizados, usando uma interface simples de arrastar e soltar sem necessidade de codificação. Melhor ainda, uma vez que um processo tenha sido automatizado, ele pode ser otimizado, para funcionar da maneira mais eficiente possível. 

A K2M e a Nintex chamam isso de "inteligência nos processos". Através da plataforma, proporcionamos a você a capacidade de adicionar balizadores em seus processos para que meçam e mostrem quando, onde, com que frequência e com que rapidez determinadas partes do fluxo são executadas. Com esse insight, você pode ter a informação de onde os processos ficam mais lentos e quebrados e, ao passo que você possui tais informações e seja capaz de enxergar possíveis problemas, pode corrigi-los ajustando seus fluxos de trabalho. Dessa forma, você pode melhorar continuamente a eficiência geral e aproveitar ao máximo seus recursos, o tempo todo. 

Afinal de contas, um ponto crucial da transformação digital é aliviar a carga administrativa dos colaboradores e gastar menos tempo e dinheiro nestes processos. Isso significa que seus colaboradores trabalharão com menos fadiga tecnológica e muito mais satisfação no dia a dia. 

Quer dar à sua jornada de transformação digital o impulso pelo qual ela está esperando e ajudar seu pessoal a atingir todo o seu potencial? Podemos ajudá-lo a fazer isso com baixo custo e com um mínimo de trabalho para a TI. Entre em contato conosco e peça já uma demonstração. 

Texto postado originalmente no Blog Nintex em 30/07/2019.

O que você achou desta postagem? Deixe abaixo o seu comentário.

comentou As de