IA na prática: 5 exemplos do uso de inteligência artificial nas empresas

segunda-feira, 2 de outubro de 2023 Por Gilberto Tavares Franco Filho Em Dynamics 365,Nintex,Power BI,CRM,Data Analytics

     A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais inovadoras e disruptivas da atualidade, capaz de transformar diversos setores e processos nas empresas. Apesar de todos saberem desse poder, ainda existem alguns líderes que a olham como futurista, mas a verdade é que a IA já está entre nós e faz parte do nosso cotidiano.  

     A recomendação de conteúdo dos serviços de streaming, por exemplo, utiliza IA para analisar o comportamento, as preferências e o histórico de visualização de cada um e recomendar conteúdos relevantes e adequados ao seu perfil.  

     Dessa forma, é possível oferecer uma experiência personalizada e satisfatória ao usuário. Os mesmos serviços ainda utilizam Inteligência Artificial para se adaptar às condições de rede e ao dispositivo e otimizar a qualidade de transmissão.  

     A Amazon, gigante mundial do e-commerce, utiliza a IA em diversas áreas, como a logística, o atendimento ao cliente, a segurança e a publicidade. A IA ajuda a Amazon a prever a demanda, gerenciar o estoque, planejar as rotas de entrega, automatizar os armazéns, responder às dúvidas dos clientes, detectar fraudes, personalizar as ofertas e muito mais. 

     Outro uso de Inteligência Artificial que está na nossa rotina é o serviço de tradução do Google, que usa o aprendizado de máquina para traduzir textos entre mais de 100 idiomas. Além disso, a IA também é usada para melhorar a qualidade e a relevância dos seus resultados de busca: a tecnologia entende a intenção, o contexto e o significado das consultas dos usuários, bem como para indexa e classifica os conteúdos da web. 

     Como pode ver, Inteligência Artificial já está inserida em nossas vidas. E, se você ainda não inseriu essa tecnologia em seus negócios, está perdendo uma grande oportunidade de otimizar seus custos, melhorar sua produtividade e garantir resultados muito mais assertivos. Por isso, vamos listar 5 exemplos de como a IA pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos:  

     1. Atendimento ao cliente aprimorado 

     O atendimento ao cliente é uma área onde a IA pode fazer uma grande diferença. Chatbots e assistentes virtuais, alimentados por IA, podem fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes e resolvendo problemas simples. Eles podem encaminhar consultas mais complexas para agentes humanos, economizando tempo e melhorando a satisfação do cliente. Além disso, a IA pode analisar o histórico do cliente para personalizar interações, criando experiências mais relevantes. 

     2. Automação de tarefas repetitivas 

     A IA é uma ferramenta poderosa para automatizar tarefas repetitivas e demoradas. Isso inclui a automação de processos de negócios, como o processamento de documentos, entrada de dados e classificação de e-mails. Ao eliminar essas tarefas manuais, as empresas podem aumentar a eficiência, reduzir erros e liberar recursos para tarefas mais estratégicas.  

    Os processos que podem ser automatizados são inúmeros e vão desde tarefas simples até as mais complexas. Se quiser conhecer um software completo de automação, acesse a nossa página sobre o Nintex, líder mundial da categoria.  

     3. Análise de dados avançada 

     A análise de dados é crucial para tomar decisões informadas nos negócios. A IA pode aprimorar significativamente essa capacidade, permitindo a análise de grandes volumes de dados em tempo real. Algoritmos de aprendizado de máquina podem identificar tendências e insights ocultos que podem orientar estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e tomada de decisões estratégicas. 

     Uma das ferramentas mais completas quando falamos de data analytics é o Power BI. Aqui em nosso site você encontra todos os detalhes sobre essa aplicação da Microsoft.  

     4. Personalização de produtos e serviços 

     A personalização é uma tendência crescente no mundo dos negócios, e a IA desempenha um papel fundamental nisso. Através da coleta de dados do cliente, a IA pode ajudar a personalizar produtos, recomendar outros relacionados e até mesmo adaptar preços com base no histórico de compras e preferências do cliente. Isso cria experiências de compra mais envolventes e aumenta a fidelidade do cliente. 

     5. Previsão de vendas  

     A IA pode utilizar os dados do seu CRM para prever o fluxo de caixa da sua empresa nos próximos meses. Isso é importante para que você desenhe a sua estratégia de forma realista, evite surpresa e possa se antecipar a possíveis momentos críticos.  

Sabendo em quais meses estão os gargalos de vendas, fica mais fácil definir em quais oportunidades focar os esforços da sua equipe. Uma ferramenta completa que oferece esse recurso é o Microsoft Dynamics. 

     A K2M é capaz de implementar esse CRM, que tem diversos outros recursos, em duas semanas na sua empresa. Acesse a página do produto para saber como.  

     Conclusão 

     A inteligência artificial é uma tecnologia cada vez mais presente nas empresas, trazendo benefícios como a personalização, a otimização, a automação e a inovação. As formas de aplicá-la na sua organização são inúmeras, mas para que os seus investimentos não sejam em vão o mais importante é fazer uma análise profunda de quais as suas necessidades.  

     Se você quer um parceiro com experiência em projetos que utilizam Inteligência Artificial para otimizar operações, economizar recursos e maximizar resultados, entre em contato com a nossa equipe! 

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