ARMCO - Portal de BSC

Problema:

​Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a Armco é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, sendo o segmento automobilístico um de seus maiores clientes. 

Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC), um conjunto de ferramentas que visa medir o desempenho não apenas da área financeira, mas de processos e estruturas organizacionais. Em 2004, a Armco optou por desenvolver uma solução “caseira”. No entanto, o sistema, que se apoiava em planilhas Excel para o acompanhamento dos indicadores (KPI), apresentou problemas na atualização de dados e a empresa percebeu que contratar um parceiro especializado na implementação de metodologias de BSC/BI seria a solução mais adequada. O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI.

Solução:

​De acordo com a metodologia Microsoft Solutions Framework – MSF o projeto foi dividido em cinco etapas: visão, planejamento, desenvolvimento, estabilização e colocação em uso. À K2M Soluções, parceiro Gold da Microsoft nas competências IW, ISV e BI, coube o planejamento e desenvolvimento da infra-estrutura de TI, da implementação da solução de Portal com o Sharepoint, do data warehouse e dos cubos OLAP. O projeto contou também com os serviços de Consultoria da Setting, empresa especialista nas práticas de gestão com metodologia BSC. O projeto envolveu a construção de um Portal com o Microsoft Windows SharePoint Services, para publicar os indicadores, como volume de vendas, despesas em Marketing, etc.. A integração entre essas ferramentas com o banco de dados Microsoft SQL Server Analysis Services, do banco de dados SQL Server Standard Edition, possibilitou automatizar a criação e o gerenciamento de scorecards interativos, aumentar a visibilidade, em tempo real, das tendências do negócio, a velocidade e a qualidade do processo decisório. Segundo Walter Fazzolari, gerente de TI da Armco, a tecnologia Microsoft é extremamente rica e não é totalmente explorada pelos usuários.

Os dados obtidos a partir dos sistemas legados (Datasul) passaram a alimentar os Cubos OLAP e expor os resultados em um painel de indicadores na intranet. Com o uso do Microsoft Visio foi possível construir novas telas de mapas de estratégia que podem ser atualizadas hoje pelos usuários.

Como última etapa do projeto, a Setting treinou duas pessoas de Planejamento e Controle para uso do sistema. A K2M realizou um treinamento para dois profissionais da área de TI da Armco para dar suporte ao data warehouse. A solução envolveu ainda a transferência de tecnologia para a Armco nas áreas de BI e de gestão de Portal com tecnologia Microsoft, capacitando-os para a implementação das extensões necessárias à solução completa.

Benefícios:

​A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o planejamento e o relatório do desempenho dos indicadores que descrevem e monitoram essa estratégia e melhoria do processo decisório. 

O que nós utilizamos neste Case:

  • Competências

    • Negócios

      • Tecnologias