Menu

Problema:

​A Valia é uma entidade de previdência privada que possui mais de 120 mil participantes, sendo 99 mil ativos e 21 mil assistidos. Com agências e postos de atendimento espalhados pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Maranhão, a Valia está entre os dez maiores fundos de pensão do Brasil.

A Valia possui mais de 50 patrocinadores, sendo o principal a Companhia Vale do Rio Doce, terceira maior empresa de mineração do mundo. Responsável por contribuir para o conforto da aposentadoria de trabalhadores, a Valia também tem papel importante no investimento da economia brasileira e internacional. Seu patrimônio fechou 2015 avaliado em R$19,5 bilhões, colocando a empresa em uma posição privilegiada em relação à concorrência.

Apesar de sua posição de destaque em seu mercado de atuação, o site institucional da Valia encontrava-se bastante defasado. Visualmente, a plataforma estava fora dos padrões mais modernos de navegabilidade e usabilidade. Além disso, o site fora desenvolvido em um CMS descontinuado, fato que criava problemas na gestão de conteúdos pela equipe responsável. O sistema de atualização das informações do site exigia um fornecedor especializado, o que dificultava a manutenção ágil do conteúdo e impedia uma aferição de métricas precisas. Outra dor apresentada pela Valia era a necessidade de uma plataforma confiável para divulgação do conteúdo audiovisual informativo produzido para informar seus clientes.

Solução:

Em parceria com a agência de publicidade digital Tribo Interactive, a K2M Soluções elaborou um projeto para a total reestruturação do site, sendo a responsável pela infraestrutura técnica da nova plataforma. Com 14 anos de experiência e Microsoft Partner Gold em Collaboration and Content e Cloud Productivity, a K2M Soluções possuía as credenciais necessárias para a total satisfação das principais exigências do cliente: desenvolvimento da plataforma Valia em Microsoft SharePoint 2013 on-premises criado e funcional, com Features de Infra-estrutura de publicação ativas, Managed Metadata services ativo e Search Services ativo, assim como a implantação de todo o sistema de gerenciamento na nuvem.  

Utilizando uma abordagem de projeto seguindo os padrões de melhores práticas do Microsoft Solutions Framework e sua experiência Microsoft Partner, a K2M Soluções desenvolveu uma nova plataforma que conseguiu eliminar totalmente as dores relatadas pela Valia. A K2M Soluções utilizou a plataforma SharePoint Server 2013, adaptando seus recursos de acordo com a necessidade da Valia.  A premissa base de desenvolvimento do site foi utilizar ao máximo os artefatos nativos ou com mera customização visual via APIs REST, CSOM ou ainda utilizando Server Controls já disponíveis realizando Bind com controles DataSource também já disponíveis. No entanto, alguns requisitos de desenvolvimento não puderam ser atendidos utilizando-se somente destes artefatos nativos e, por isso, alguns artefatos Farm Solution foram desenvolvidos.

Apesar do desejo do cliente em utilizar a plataforma Amazon para hospedar o conteúdo, a K2M Soluções propôs a implementação do Microsoft Azure como alternativa ao analisar a demanda de acessos e quantidade de vídeos que seriam disponibilizados em streaming no site.

Benefícios:

​Um ambiente seguro, rápido e confiável foi criado para a gestão do conteúdo, otimizando os processos internos e promovendo uma melhor experiência para os colaboradores. Com a plataforma, a equipe ganhou autonomia sobre o gerenciamento do conteúdo, eliminando a necessidade de um fornecedor especializado para a função, além de ter acesso sobre as métricas do site.

Através do Microsoft Azure, a K2M Soluções conseguiu fornecer uma experiência amigável e intuitiva para os mais de 120 mil participantes que acessam o site institucional da Valia. Com a utilização da plataforma Azure Media Service para a hospedagem dos vídeos na nuvem, a K2M Soluções proporcionou aos visitantes do site Valia um conteúdo em streaming adaptável às diferentes necessidades de cada acesso individual.

O que nós utilizamos neste Case: