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Problema:

​​Para atingir seu objetivo maior - de gerar valor para os acionistas -, o Itaú confere a seus executivos de TI a missão de entender a realidade, filtrar o que se ouve no mercado e eleger prioridades na hora de investir. Missão que tem sido seguida à risca por Arnaldo Pereira Pinto, diretor de sistemas de canais eletrônicos do Itaú. "Aqui não vale aquela história de tecnologia pela tecnologia. Só investimos no que realmente agrega valor ao cliente e eficiência ao processo", afirma o executivo. 

A mais recente prova disso são os investimentos que vêm sendo realizados nos processos de comunicação interna do Itaú. Assim como em qualquer outro banco, a comunicação entre a administração central do Itaú e sua rede de agências - que já ultrapassa 2,2 mil unidades em todo o país - é vital para que seus mais de 12 milhões de clientes tenham sempre à mão os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado. No Itaú, esse processo recebe o nome de Bom Dia Itaú. 

Com periodicidade diária e versões diferenciadas para as agências dos bancos que estão sob o guarda-chuva Itaú - Banerj, Bemge, Banestado e Itaú Personnalité -, o Bom Dia Itaú preserva o mesmo padrão de quando foi criado, ou seja, trata-se de um informativo em formato de texto, sem recursos gráficos. A exceção fica por conta de cinco agências do Itaú Personnalité, que atualmente servem como pilotos de uma solução que permite à Diretoria de Serviços e Tecnologia de Processos gerenciar, editar e publicar automaticamente o Bom Dia Itaú na intranet. ​

Solução:

​A estratégia proposta pela K2M Soluções, parceira da Microsoft, para a implantação dessa nova modalidade de publicação dos informativos diários baseia-se no Microsoft SharePoint . "A principal vantagem do SharePoint reside na capacidade de gerenciamento eletrônico dos documentos oferecida às áreas envolvidas no processo de composição dos diversos jornais", explica Gilberto Franco, diretor de tecnologia da K2M. Já o Web CMS do SharePoint dá agilidade à elaboração dos jornais, padronização visual e possibilidade de utilização de recursos gráficos. "Futuramente permitirá personalização na entrega das matérias a cada funcionário do banco", diz. 

Ao todo, o projeto envolveu três profissionais da K2M. Foram aproximadamente dois meses de trabalho desde a elaboração da arquitetura, passando pela especificação e pelo plano do projeto, até as fases de desenvolvimento e estabilização. "O grande papel da K2M foi repassar as tecnologias do SharePoint para nós. Isso nos habilita, por exemplo, a criar um suplemento do Bom Dia Itaú sozinhos", afirma Ricardo Pacheco, Gerente Corporativo que coordenou o projeto. ​

Benefícios:

​Processo mais complicado é o de implementação do novo sistema em todo o Itaú. O maior desafio, nesse caso, é fazer com que a tecnologia seja uma verdadeira aliada da comunicação. "Não tenho dúvidas de que o novo sistema melhora as tarefas de edição, autorização e publicação do Bom Dia Itaú e reduz gastos com papel, mas o mais importante para nós é a comunicação, ou seja, que todas as informações vitais ao bom funcionamento das operações bancárias continuem chegando até as pessoas de maneira clara e objetiva, como acontece hoje", explica Pereira Pinto. E qual a melhor forma de conseguir isso? Implantando o projeto gradativamente, sem pressa. "Estamos falando de um instrumento de consulta diária e obrigatória para toda a equipe comercial e operacional das agências e da administração central que vem cumprindo perfeitamente seu papel há muito tempo. Daí a preocupação de inserir o novo sistema aos poucos", destaca o diretor. ​

O que nós utilizamos neste Case: